Notícias

Complexo de Patos registra aumento de 53% nos atendimentos de Urgência e Emergência no final de semana

publicado: 05/04/2021 16h36, última modificação: 05/04/2021 16h36

Entre as 18h da última sexta-feira (2) e a meia noite do domingo (4), o plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou o atendimento de 170 pessoas – um aumento de 53% em relação ao final de semana anterior – e a realização de 14 cirurgias. O plantão de maior movimento foi o de sábado, quando 77 pessoas foram atendidas. No domingo, foram mais 66 pacientes e na noite da sexta-feira, outras 27 pessoas deram entrada na unidade. 

Fazendo o comparativo com os dois últimos finais de semana houve um aumento significativo de casos. No final de semana de 19 a 21/03 e no de 26 a 28/03, a Urgência e Emergência da unidade registrou, respectivamente, 136 e 111 atendimentos.   Entre as 18h do dia 2 até a meia noite deste domingo, o boletim de atendimentos do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que foram  realizadas 14 cirurgias, sendo a maior parte delas Cirurgia Geral, com seis ocorrências, seguida de cirurgias Oncológicas, com cinco casos, e mais três procedimentos de Ortopedia.

O boletim de atendimento de pacientes vítimas de acidentes de trânsito mostra que, dos 28 acidentados, a quase totalidade foi de pessoas que estavam em motocicletas, com 27 registros. Houve ainda uma pessoa que se acidentou com bicicleta. Dos 28 acidentados, cinco deles permaneceram internados para cuidados posteriores. Os demais foram liberados após os primeiros socorros. A maior parte deles foi da cidade de Patos, com nove pessoas no total, mas vieram pacientes das cidades de São Bento, Passagem, Olho D’água, Malta, Quixaba, Catingueira, Diamante, Coremas, Desterro, Teixeira, Itaporanga, Água Branca e da cidade de Juru.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos e bicicleta, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste último final de semana foram de pacientes com dor abdominal, síndrome gripal, dor no peito, queda da própria altura, queda de nível, acidente com animal peçonhento ou raivoso, contusões diversas, crise nervosa, dor na coluna, convulsão ou mal epiléptico, entre outros sintomas.