Notícias

Hospital de Patos registra aumento de 15% nos atendimentos e realiza 30 cirurgias no final de semana

publicado: 20/09/2021 17h23, última modificação: 20/09/2021 17h23

O plantão do final de semana (17 a 19) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou o atendimento a 198 pessoas, o que representa um aumento de demanda de 15% na comparação com o final de semana passado. Entre as 18h da sexta-feira até a meia-noite deste domingo foram realizadas 30 cirurgias, sendo 16 eletivas e 14 de urgência. 

Em relação aos sinistros de trânsito, houve uma queda de 5% no número de casos, com o registro de 37 acontecimentos, sendo a maioria deles, ou seja, 34 casos envolvendo motocicletas. Houve ainda dois sinistros com automóvel e um com bicicleta.

Sábado foi o plantão de maior movimento, com o atendimento de 89 pacientes, seguido do domingo, com mais 80 atendimentos e, na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 29 pessoas deram entrada na unidade. Dos 37 pacientes vítimas de acidentes no trânsito, oito precisaram permanecer internadas para cuidados posteriores. A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 14 casos no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Olho D’água, Teixeira, Juru, Aguiar, Catingueira, Santa Luzia, Pombal, São Bento, Santa Teresinha, Ibiara, Piancó, Cajazeirinhas e Brejo do Cruz.

Além dos casos envolvendo os acidentados, a Urgência e Emergência do hospital atendeu pessoas que se queixavam de dor abdominal, queda da própria altura, dificuldade de respirar, queda de nível, dor no peito, dor pélvica, contusão diversa/pancada, entorse ou torção, convulsão, acidente com objetivo perfuro/cortante, náusea, vômito, dor na coluna e agressão animal, entre outros motivos.

Dos 30 procedimentos cirúrgicos realizados durante o plantão do final de semana, a maior parte foi de cirurgia oncológica, com 16 casos, seguido de vascular, com sete procedimentos e ainda mais seis cirurgias geral e uma de urologia.