Notícias

Complexo de Patos realiza programação educativa para lembrar Mês de Segurança do Paciente

publicado: 21/04/2021 12h17, última modificação: 21/04/2021 12h19
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Ação na recepção do Hospital do Bem.jpg
Mini palestras sobre diversos temas também estão acontecendo.jpg
As atividades estão acontecendo ao longo do mês.jpg
Todos os diaas tem atividades em setores diversos.jpg

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, está realizando atividades, durante todo este mês de abril, como parte da campanha Abril Pela Segurança do Paciente, com o objetivo de reforçar a importância e iniciativas que aperfeiçoem a atenção com o paciente. As atividades são realizadas pelo Núcleo da Segurança do Trabalho em conjunto com o Serviço Social da unidade, envolvendo também todas as coordenações de setores e a direção Administrativa, Técnica e Geral do Complexo.

A administração incorreta de um medicamento, a identificação equivocada de um exame ou mesmo uma cirurgia em local errado pode afetar a saúde do paciente e causar-lhe danos graves. A campanha Abril Pela Segurança do Paciente foi criada justamente para que as instituições de saúde revisassem estratégias e ações que buscam aumentar a segurança do paciente.

A programação do CHRDJC que reforça a importância da segurança paciente inclui rodas de conversas com acompanhantes, pacientes e profissionais, campanhas internas, a exemplo da “Adorno Zero” e palestras com temas diversos, tais como, “Seis metas internacionais de segurança do paciente”, “Importância do Uso de EPI’s”, “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”, “Reduzir risco de queda e lesão por pressão”, “Pneumonia e mudança de decúbito, fatores de risco e estratégias para a prevencão” e “Higienização das mãos para prevenir infecção”.

No último dia da campanha, em 30 de abril, haverá o dia D com o lançamento de uma ação de arrecadação de materiais de higiene pessoal e roupas para pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade social, corte de cabelo para os pacientes nas enfermarias e um momento de louvor e congraçamento respeitando as normas vigentes de não aglomeração e distanciamento seguro.

A diretora técnica do Complexo, Jaqueline Andrade, destaca a importância desta iniciativa e o que isso influencia na segurança dos pacientes. “Quanto mais treinados e motivados estiverem os profissionais, mais segurança e melhor qualidade teremos na nossa prestação de serviços aos nossos pacientes. Toda instituição de saúde deve se preocupar com a qualidade e segurança da assistência ao paciente e ao reforçarmos isso não apenas em abril, mas neste mês com mais ênfase, estamos nos aperfeiçoando enquanto instituição. Nós não podemos esquecer que a segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado a ele prestado”, disse a médica, agradecendo o apoio e o engajamento dos profissionais do Complexo não apenas na campanha, mas, sobretudo, no dia a dia no trato com os pacientes.