Notícias

Como a alimentação hospitalar pode ajudar na recuperação do paciente é tema de palestra no Hospital de Trauma

publicado: 16/10/2018 00h00, última modificação: 08/05/2019 11h37
alimentacao-hospitalar-ajuda-na-recuperacao-do-paciente-2-270x183.jpg

Para a aceleração e recuperação completa dos pacientes, um fator muito importante é a sua nutrição, por tanto, ter uma alimentação saudável e individualizada é essencial para garantir todos os nutrientes que o corpo precisa. Pensando nisto, o setor de Nutrição do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou a palestra “A importância da nutrição na recuperação do paciente”, para a equipe de Assistência da unidade de saúde.

De acordo com a coordenadora de Nutrição, Christiane Carneiro, a área responsável por cuidar da alimentação dos pacientes é a nutrição clínica. “Nosso objetivo hoje é fortalecer a relação da equipe multiprofissional e massificar os protocolos clínicos da nutrição, porque sabemos que refeições com nutrientes adequados e equilibrados aumentam o sistema imunológico, além de acelerar a recuperação do paciente, aumentando a rotatividade dos leitos”, frisou.

Para nutricionista e assessora técnica da Nestlé na Paraíba, Ângela Gadelha, o ponto alto da palestra foi perceber que os colaboradores do Hospital de Trauma entenderam a importância de acabar com desnutrição nos hospitais. “Trouxemos dados que revelaram a prevalência da desnutrição no Brasil em torno de 48%, nos hospitais públicos e privados. E como os nutricionistas clínicos podem atuar para diminuir essa estatística em pacientes hospitalizados”, ressaltou.

Por essas razões, a terapia nutricional é de fundamental importância para garantir o aporte de nutrientes ao paciente durante o período de internação hospitalar, foi o que concluiu a supervisora de enfermagem do setor de urgência, Francláudia Fernandes. “Foi bem interessante a palestra, pois ficou claro que um acompanhamento focado no balanceamento nutricional adequado e realizado por uma equipe qualificada é indispensável para o sucesso do tratamento e para a boa recuperação do paciente”, concluiu.