Notícias

Comitiva paraibana visita empresas na China e destaca receptividade de investidores

publicado: 05/07/2019 16h57, última modificação: 05/07/2019 17h00
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
comitiva da paraíba visita empresas na china (3)c.jpg
comitiva da paraíba visita empresas na china (4)d.jpg
comitiva da paraíba visita empresas na china (1)a.jpg
comitiva da paraíba visita empresas na china (2)b.jpg

A comitiva da Paraíba, que busca investimentos na China para o Estado, teve mais duas reuniões de negócios em Pequim, nesta sexta-feira (5), após o encontro na Embaixada do Brasil, naquele país, na quinta-feira (4).

A primeira ocorreu, no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)-Pequim. “A reunião da Apex foi produtiva e informativa. Recebemos elogios com relação ao material desenvolvido pelo Governo do Estado e a preparação para sanar dúvidas de possíveis investidores. Os manuais facilitam a comunicação e troca de informação entre Paraíba e outros países”, ressaltou a vice-governadora Lígia Feliciano, que lidera a comitiva paraibana.

 Além da direção da Apex, em Pequim, participaram da reunião os diretores da empresa de energia Henergy, especialista em fabricar placas flexíveis de energia solar e que pode ajudar na abertura de montadora na Paraíba. “Eles mostraram interesse em investir na Paraíba e devem fazer uma visita ao Estado em breve”, revelou a vice-governadora.

Participaram também do encontro Lucas Dantas, diretor comercial da Kratos, empresa de importação e exportação com escritório na China,  e Jean Koa,  CEO da NingboKasy, empresa de importação e exportação também chinesa.

Energia renovável - A segunda reunião aconteceu na China General Nuclear Power Corporation (CGN), empresa que atua na área de energia, por todo o mundo, com mais de 47 GW em capacidade instalada e 39 mil colaboradores em todo o planeta. A comitiva paraibana foi recebida pelo vice-presidente da CGN, JohnNan Jiang.

“Também nos reunimos com representantes da empresa CGN, especializada em energias renováveis. O grupo já deve visitar a Paraíba no final de agosto. Com eles, temos oportunidades de fechar bons negócios”, comemorou Lígia.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, que integra a comitiva, disse que o Porto de Cabedelo também entrou na apresentação por ser estratégico e uma das principais portas de entrada para insumos, materiais e produtos. “Em 2018 o Porto de Cabedelo recebeu uma operação de pás eólicas e a Paraíba possui um grande potencial nesse assunto, como também no que diz respeito à energia solar. Na ocasião, a comitiva mostrou os dados com energias sustentáveis e recebeu o sinal verde para uma parceria nesse tema”, detalhou Gilmara Temóteo.

Estaleiro - Na segunda-feira (8), os representantes da Paraíba embarcam para Zhoushan. Eles vão conhecer a operacionalização do estaleiro IMCYY, o maior operador de reparos de navios do mundo.

A comitiva paraibana é composta pela vice-governadora, a presidente da Docas-PB, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, o deputado estadual Melchior Batista (Chió), o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Lucena, José Maria Pereira, e o presidente do Sindicato Sucroalcooleiro da Paraíba, Edmundo Coelho.