Notícias

Começa Circuito de Feiras Orgânicas, Agroecológicas e Artesanatos nas Praças de João Pessoa

publicado: 29/03/2019 17h27, última modificação: 29/03/2019 17h27
SEDH feira organica_foto luciana bessa (8).JPG

Fotos: Luciana Bessa

A Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes) iniciou nessa sexta-feira (29), das 7h às 15h, na Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Reis), no Centro, o Circuito de Feiras Orgânicas, Agroecológicas e Artesanatos nas Praças de João Pessoa, que também acontecerá neste sábado (30), no mesmo local.

A Feira tem por objetivo incentivar e integrar o sistema público à economia solidária. Para isso são disponibilizadas 20 barracas, sendo dez para comercialização de produtos artesanais, e outras dez para comercialização de produtos da agricultura familiar. O evento percorrerá as praças de João Pessoa com a comercialização - pelos próprios agricultores e artesãos - dos produtos e artigos por eles produzidos.

Segundo a gerente executiva do Centro Público Estadual de Economia Solidária, Katherine Kelly Prado de Oliveira, o Circuito de Feiras nas Praças possui agenda até o fim do ano, para que a população conheça e entenda o que é Economia Solidária. “Nós temos produtos orgânicos de qualidade, sem agrotóxicos, produzidos e comercializados pelos agricultores. Temos também produtos dos artesãos, vendidos por preços justos. Escolhemos as datas de final do mês porque coincide com os pagamentos dos servidores estaduais e municipais", explicou.

Katherine Prado lembra ainda que o Governo do Estado mantém também o Centro Público, que funciona diariamente na Rua Gama e Melo, comercializando produtos agrícolas e artesanais, com feiras de produtores todas as quartas e sextas-feiras. “Mas queremos com as Feiras nas Praças rodar por toda João Pessoa, e futuramente ampliar para o Estado", ressaltou.

O Sr. Francisco Guilherme da Silva, agricultor do município de Jacaraú, há 15 anos produz e comercializa diversos produtos agrícolas: verduras, hortaliças, raízes tuberosas (macaxeira, batata-doce), mel, castanha de caju, galinha caipira. Para ele, a feira é um evento importante para os produtores porque conseguem melhorar a renda. "Para nós produtores, essa feira é uma coisa importante, porque tiramos nossos produtos das mãos dos atravessadores, e conseguimos ter um lucro melhor. Nossos produtos também estão no Centro Público, um espaço dado pelo Governo do Estado e que tem dado oportunidade de mostrarmos nossos produtos", comemorou.

Serviço:
Abril - Praça da Paz - dias 26 e 27 - Conjunto dos Bancários.
Maio - Praça do Caju - dias 31 de maio e 1º de junho - Bessa.
Junho - Praça do Coqueiral - dias 28 e 29 - Mangabeira.