Notícias

Com programação especial, HGM participa da Semana de Doação de Leite Materno

publicado: 22/05/2019 15h29, última modificação: 22/05/2019 15h30
doação de leite.jpg

O Hospital Geral de Mamanguape, por meio do seu Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), está realizando até esta sexta-feira (24) uma programação especial que integra a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. Dentre as ações destacam-se palestras, visitas às casas das doadoras e distribuição de lembranças com o objetivo de sensibilizar mulheres e gestantes, orientando sobre como se tornar uma doadora e sobre a importância deste ato de amor que salva vidas.

Oferecendo consultoria especializada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, o PCLH localizado na maternidade do HGM, recebeu em janeiro deste ano 21 litros de leite, doação proveniente das mulheres que se encontravam na unidade de saúde, das colaboradoras que amamentam, das aldeias indígenas e da rota domiciliar, projeto em que uma equipe do posto de coleta visita as casas das doadoras.

Amanda Figueiredo, enfermeira responsável pelo posto de coleta, explicou o que é necessário para tornar-se uma doadora. “A mulher deve procurar a nossa maternidade e lá receberá uma consultoria. Caso sinta o desejo de doar, a mãe apresenta ou realiza na hora exames que comprovam que não é portadora de HIV ou Sífilis, e, a partir daí, o excedente de leite é coletado e segue para o Banco Anita Cabral, onde será tratado e distribuído”, esclareceu.

Colaboradora do HGM, mãe da pequena Mariah Vitória e doadora, Mariana Jales acredita que doar leite materno, é compartilhar amor. “Tenho uma filha pequena e sei o quanto o leite materno é importante na fase inicial da vida do bebê. Sempre imaginei que quando Deus me fizesse mãe, eu dividiria esse amor de alguma forma, e a doação foi a melhor forma que encontrei para compartilhar o que sinto”, declarou.

A importância da doação de leite materno - Um pote de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Além disso, o leite doado aumenta as chances das crianças prematuras se recuperarem rapidamente e as protege de infecções, diarreias e alergias. Ao contrário do que diz alguns mitos, a doação não provoca falta de leite, quando a mulher amamenta ou esvazia as mamas, a produção de leite continua.

A maternidade do Hospital Geral de Mamanguape é referência em partos de baixo risco, e atende aos onze municípios da região do Vale do Mamanguape. Sua estrutura faz parte do complexo hospitalar, inaugurado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2014. Dentre os serviços oferecidos às mamães, destacam-se os projetos de humanização que visam tornar a experiência da maternidade um momento especial.