Com apoio da Empaer feira do produtor rural de Poços Dantas volta a funcionar

Poços Dantas,4  26-05.jpg
Poços Dantas2 20-05.jpg
Poços Dantas1 20-05.jpg

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), numa parceria com a prefeitura municipal, reestruturou a Feira do Agricultor Familiar na cidade de Poço Dantas, no Sertão. Serão 24 produtores rurais que terão local onde comercializar seus produtos agrícolas, vindos diretamente do campo, sem a presença de atravessadores.

Antecipando a instalação da feira, na semana passada aconteceram a seleção dos agricultores interessados em comercializar seus produtos, visitas às propriedades rurais para conhecimento dos núcleos de produção e realização de capacitação sobre manipulação de produtos. O curso visa agregar valor aos  produtos e, consequentemente, garantir maior renda familiar.

A gerência local da Empaer em Poço Dantas, integrante da Gerência Regional de Sousa, promoveu a capacitação sobre segurança alimentar e nutricional na cozinha comunitária, coordenada pela extensionista social Jacileide Andrade, com 24 participantes que irão integrar a Feira do Agricultor. A organização da feira teve a participação do coordenador das Feiras em todo Estado, Severino Henrique de Lima e contou com o acompanhamento do Secretário de Agricultura do município, Alexandre Oliveira e do gerente local da Empaer, José Macena Baltazar Júnior.

Os extensionistas da Empaer visitam produtores que participam da Feira, buscando saber como desenvolvem suas atividades. Estiveram no sítio São João Bosco, onde a agricultora Maria Solange Nunes trabalha com a produção de polpa de frutas. Também conheceram a produção de macaxeira, jerimum, hortaliças de Lúcia Silva.