Notícias

Coletas externas, caravanas e ações educativas marcam mês do doador no Hemocentro

publicado: 01/11/2019 10h38, última modificação: 01/11/2019 10h39
campanha_dia_do_doador_de_sangue_ok.jpg

Com o tema “Doador por Amor” o Hemocentro da Paraíba realiza, neste mês, uma extensa programação voltada para sensibilizar a população para a importância da doação regular de sangue. Serão realizadas três coletas externas, nove caravanas solidárias e ações educativas, além das comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Elaine Farias, as ações buscam reforçar as doações para o fim de ano, época em que os estoques de sangue tendem a diminuir. “Com a aproximação do período de baixa nos bancos de sangue de todo o Brasil, que se inicia no período natalino e vai até o carnaval, estamos trabalhando com muito empenho para garantir que o nosso Hemocentro atenda à todas as demandas adequadamente”.

Em novembro, as coletas externas serão realizadas nos dias 21, 26 e 30, respectivamente, na Escola Municipal Daura Ribeiro, no município de Pedro Régis; no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e no Centro Espírita Viana de Carvalho, também na capital paraibana. Todas as coletas serão das 8h às 16h.

Em relação às Caravanas Solidárias - serviço de translado de que o Hemocentro disponibiliza para grupos de candidatos à doação de sangue - elas acontecerão ao longo de todo o mês com vários parceiros.

No dia 5, a Caravana Solidária irá buscar alunos e servidores na Universidade Federal da Paraíba, saindo, às 8h, do Centro de Ciências Jurídicas, e no dia 6, partirá do Centro da Saúde, também às 8h.

“O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para doação de sangue. Quem estiver interessado em ser doador é só comparecer ao local da Caravana munido de um documento original e oficial com foto, estar alimentado e descansado”, esclareceu à coordenadora.

Já nos dias 9, 16, 18 e 29, acontecerão Caravanas Solidárias com os integrantes da Igreja Universal, partindo das unidades da avenida Epitácio Pessoa, de Bayeux, de Mangabeira, e de Tibiri, respectivamente. “A Igreja Universal tem sido uma importante parceira para construção da cultura de doação regular de sangue. O representante da igreja procurou o Hemocentro e firmou a parceria para o mês de novembro. Esperamos contar com a adesão de muitas pessoas. É importante lembrar que sangue para quem doa é um gesto e para quem recebe é uma esperança de vida”.

Outra importante ação programada para este mês será as comemorações alusivas ao Dia do Doador, no dia 25. A programação do evento está em fase de conclusão, mas deverá contar a realização de um passeio ciclístico, no dia 24, partindo da Praça da Independência em direção ao Busto de Tamandaré. Os detalhes do evento serão divulgados em breve.

COLETA

Data

Horário

Local

21/11

8h às 16h

Escola Municipal Daura Ribeiro

 R. José Roseno S/N Centro 

Pedro Régis

26/11

8h às 16h

Espaço Cultural José Lins do Rego

 R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho

 João Pessoa

30/11

8h às 16h

Centro Espírita Vianna de Carvalho

R. Prof. Joaquim Santiago, 70 – Expedicionários

João Pessoa

 CARAVANAS SOLIDÁRIAS

Data

Hora de partida

Local de Saída

05/11

8h

CCJ /UFPB

 Jardim Cidade Universitária S/N - Castelo Branco

Diretório Acadêmico Prof.Tarcísio Burity

06/11

8h

Centro de Saúde da UFPB

07/11

8h

Escola Maria Honorina Santiago

 R. Prof. Severo Rodrigues - Popular, Santa Rita

09/11

8h e 9h

Igreja Universal Epitácio

16/11

8h e 9h

Igreja Universal de Bayeux

18/11

8h

Igreja Universal de Mangabeira

 Rua Elias pereira de Araujo nº120

20/11

8h

Farmácia Central de Edilson

Município de Pedras de Fogo

28/11

8h

Escola Técnica em Sapé

 Rua Genival da Silva Torres S/N

29/11

8h

Igreja Assembléia

Rua Assis Chateaubriand  n° 690 Tibiri II