Notícias

Colaboradores do Hospital Metropolitano participam de treinamento sobre higienização

publicado: 26/11/2018 23h00, última modificação: 09/05/2019 16h19
1 | 2
2 | 2
treinamento-sobre-higienização-1.jpg
treinamento-sobre-higienização-2.jpg

As equipes de limpeza do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires participaram, nessa segunda-feira (26), de um treinamento sobre normas e condutas na higienização hospitalar. A ação aconteceu no auditório da instituição e visou  uniformizar conceitos na rotina de limpeza na unidade de saúde para manter o controle da infecção hospitalar e a eficácia no serviço.

O treinamento foi conduzido pela enfermeira convidada, Lúcia de Fátima Silva que ressaltou  o valor dos profissionais no que tange a rotina da instituição. “É importante se manter sempre atualizado, deixando de lado antigas práticas por outras mais adequadas conforme as atuais pesquisas científicas. A  higienização inadequada torna o ambiente  resistente a fungos e bactérias, propiciando infecções hospitalares, por isso, as capacitações para nos nortear na correta higienização, tanto no que diz respeito à segurança dos pacientes quanto dos colaboradores que executam a ação são fundamentais”, destacou.

Lúcia aproveitou a oportunidade  e  fez  orientações referentes ao uso dos adornos, EPIs  e as normas de biossegurança . “Os produtos usados em um ambiente hospitalar são de  alta ação germicida e os profissionais precisam ser orientados sobre seu adequado uso, para se tornarem multiplicadores do conhecimento. O paciente depende desse profissional para estar em um ambiente adequado e livre de infecções e este deve estar adequadamente protegido com os EPIs e ausência de adornos”, esclareceu .

Já Vivian Lopes, enfermeira coordenadora da CCIH do complexo hospitalar, acrescentou que  esse treinamento contribui para normatizar os procedimentos das equipes de limpeza e higienização. “Assim garantimos que o trabalho obedeça normas técnicas e contribua de maneira interdisciplinar para a assistência ao paciente. Através do empenho desses profissionais, a segurança do paciente será ainda mais reforçadas”,concluiu.