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Colaboradores do Hospital de Trauma participam de capacitação sobre gestão hospitalar

publicado: 17/01/2019 23h00, última modificação: 08/05/2019 15h35

O setor de Educação Permanente e Continuada do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, deu início, nessa quinta-feira (17), ao cronograma de atividades que serão desenvolvidas dentro da unidade de saúde em 2019. A primeira capacitação abordou os requisitos do manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA), para os colaboradores da assistência, no auditório da instituição.

De acordo com a gerente do Núcleo da Qualidade, Isabella Almeida, esses temas continuarão sendo abordados na unidade de saúde. “Somos um hospital acreditado – nível 2 e não podemos nos conformar em ter pessoas, principalmente na ponta, que não sabem o que é acreditação, o que é qualidade e o que é melhoria contínua. A nossa previsão é aproximar cada vez mais o pessoal da assistência, trazendo conceitos de gestão, que não são tão comuns nos setores. Pretendemos abordar estes assuntos de forma lúdica, incluindo jogos de perguntas e respostas”, ressaltou.

Para a enfermeira Germana Gonçalves, responsável pela educação continuada do hospital, os temas são escolhidos com muita responsabilidade, e alguns que foram abordados em 2018 voltarão a ser discutidos na instituição. “Após um recesso nas atividades, voltamos com assuntos relevantes para os colaboradores, em parceria com diversos profissionais, entre eles, Corpo de Bombeiros, universidades, professores e profissionais da saúde”, frisou.

Sobre a ONA - A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua (InternationalSociety for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação e com quase 680 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país.

Sua metodologia possui Normas de Avaliações para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação, além de serviços oncológicos e hiperbárico. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.