Clementino Fraga implanta projeto nutricional humanizado para pacientes de enfermaria e UTI

publicado: 10/05/2024 15h57, última modificação: 10/05/2024 16h00
WhatsApp Image 2024-05-09 at 15.26.49.jpeg
Captura de tela 2024-05-10 115851.jpg

O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, unidade pertencenge a rede hospitalar do Governo da Paraíba, implantou, nesta quinta-feira (9), o projeto nutricional “Dia da realização do desejo”. O objetivo é permitir que pacientes internados em enfermaria e UTI possam escolher, uma vez por mês, uma de suas refeições preferidas. A ação beneficia os pacientes liberados pela equipe de nutrição e prevê ainda adaptações para aqueles pacientes com restrições alimentares e comorbidades.

O diretor geral do hospital, Gilberto Teodozio, disse que oferecer um serviço humanizado aos usuários é uma das características do Clementino Fraga. “Por conta do perfil do hospital, que oferta atendimento para doenças infectocontagiosas onde o tratamento é demorado, uma ação como essa vem oferecer um cuidado voltado para o usuário como um ser integral impactando de forma positiva no seu tratamento”, disse. Lembrou ainda de outras ações humanizadas ofertadas pelo hospital, a exemplo de fisioterapia fora do leito, em lugares arejados e verdes.

No primeiro dia do projeto “Dia da realização do desejo”, os pacientes puderam escolher entre hambúrguer, batata frita, pizza, bolo de chocolate e sorvete, tudo produzido pela equipe de nutrição do hospital. “Apresentamos o cardápio aos pacientes e eles escolheram o que queriam pedir para o lanche”, explicou a coordenadora de Nutrição do Complexo, Marta de Moura.

Segundo ela, a realização de um desejo pode desempenhar um papel fundamental ao impulsionar a disposição do paciente para enfrentar os desafios inerentes ao tratamento.  “Nós do Clementino não visamos apenas a cura física, mas também reconhecemos a importância do estado emocional e motivacional no processo de recuperação”, disse.

Um paciente de 49 anos, da enfermaria, que recebeu a refeição especial, ficou satisfeito. “É muito bom saber que estão cuidando da gente, fazendo uma coisa diferente durante a internação, porque todo mundo fica feliz com um agrado. A gente se sente valorizado”, falou.

O Clementino Fraga é o hospital de referência no Estado para o diagnóstico e tratamento de doenças infectocontagiosas - tuberculose, hanseníase, DST/HIV/Aids, dengue ou hepatites virais.