Circulandô: 25ª edição leva cinema e oficinas de arte ao interior do Estado

publicado: 04/09/2019 17h40, última modificação: 04/09/2019 17h40

O projeto Circulandô, do Centro Estadual de Arte (Cearte), fará em outubro a sua 25ª edição. Desde 2013, o Circulandô leva oficinas de Arte e faz exibição de filmes no interior do estado. No total foram 1.284 pessoas beneficiadas com oficinas de Dança, Música, Teatro, Artes Visuais, Audiovisual e Literatura. Foram realizadas 23 sessões de cinema com 1.150 expectadores no total.

O projeto é uma extensão do Cearte e possibilita o acesso a técnicas e processos referentes ao Ensino da Arte, que podem servir inclusive como o início de uma demanda de profissionalização, além de dar a oportunidade para a fruição da Arte. Idealizado pela diretora do Cearte e também bailarina, Laura Moreno, o artista visual Ricardo Peixoto, e ator, diretor e mestre em comunicação, Odécio Antonio, este último coordenando o projeto desde o início, o Circulandô tem como objetivo reciclar os conteúdos de arte dos professores e multiplicadores atendidos e iniciar os alunos nas linguagens artísticas oferecidas.

Ao longo dos quase seis anos de atividade, o Circulandô já passou pelas cidades de São Miguel de Taipu, Salgado de São Félix, Frei Martinho, São José dos Ramos, Mamanguape, Bananeiras, Guarabira, Rio Tinto, Mataraca, Mamanguape, Sapé, Guarabira, Catolé do Rocha, Lagoa de Dentro, Picuí, Sumé, Monte Horebe, São Vicente do Seridó, Prata, Itabaiana, Gurinhém e Belém. Algumas cidades foram revisitadas até mais de uma vez. A 25ª edição do projeto será na cidade de Ingá. Ainda este ano o Circulandô deve aportar nas cidades de Conceição e Araruna. Em 2019 já foram exibidos 19 filmes, sendo 12 inéditos no estado. A programação é exclusiva para cada cidade.

O nome Circulandô faz alusão à proposta de revezamento, apresentada tanto no rodízio (da grade) de professores que o integram, quanto pelo caráter itinerante do projeto. Pelo fato dos professores do Centro Estadual de Arte trabalharem durante a semana, o projeto ocorre aos fins de semana ou durante o recesso escolar. A equipe é formada por até 12 pessoas compostas pelo corpo docente e corpo administrativo do Cearte.

Em cada cidade o projeto realiza cinco ou seis oficinas e promove uma sessão de cinema, preferencialmente em uma praça pública da cidade. A carga horária das oficinas é de 8 horas que se dividem em 2 dias. A exibição de cinema é realizada à noite e possui uma sessão geralmente com 90 minitos de duração composta por uma programação de curtas metragens. A curadoria, atualmente a cargo do crítico de cinema André Dib, preza por incluir sempre algum curta metragem inédito e também produções do estado da Paraíba

Parceiros - O projeto recebe o apoio da Secretaria de Estado de Educação Ciência e Tecnologia, que fornece o transporte e as diárias para equipe. A Funesc (Fundação Espaço Cultural) disponibiliza o telão para exibição dos filmes e os parceiros regionais (prefeituras, secretarias regionais e as universidades públicas) arcam com a hospedagem e alimentação da equipe.

Como acontece - Para receber a caravana a cidade interessada precisa enviar um requerimento à coordenação do Circulandô. Após isso, é realizado um prognóstico dos movimentos culturais da cidade, junto com os agentes culturais locais, e se decide, de acordo com a disponibilidade dos professores, as oficinas que serão oferecidas. Uma visita é agendada ao local antecipadamente para averiguar instalações estruturais e promover a divulgação do evento. Na data marcada a equipe se reúne e segue para a cidade. Geralmente, dependendo da distância entre a cidade escolhida e a capital, a viagem é feita na sexta-feira após o almoço. As oficinas acontecem no sábado e domingo pela manhã e as exibições no sábado à noite. No domingo é feita uma culminância na qual os participantes compartilham o resultado das oficinas e, após isto, a equipe viaja de volta à João Pessoa.

“O projeto Circulandô, é um dos projetos do Cearte que vem se fortalecendo à cada edição realizada, como também promovendo e tecendo este diálogo entre parceiros, nas três esferas, Estadual, Municipal e Federal. Num ato de resistência, promovendo encontros, troca de saberes em meio às linguagens artísticas, o Circulandô, conformado em ações constantes, permanentes, centradas na construção coletiva, acredita estar fazendo parte da parcela que lhe cabe, escrevendo esta história na Paraíba. Toda a sociedade ganha apostando no seu desenvolvimento e em projetos como este. Desde 2011, este é um desejo latente, que inúmeras vezes percebi nas falas dos artistas docentes componentes deste Centro. Hoje é uma realidade e uma honra para mim desenvolver com toda a equipe responsável por este projeto, e ver os olhos cheios de brilho de pessoas em vários municípios de nosso tão rico Estado permeado de criatividade”, pontua Laura Moreno.

MAIS INFORMAÇÕES:

Cearte – Centro Histórico

Grupo Escolar Thomas Mindello - Praça Aristides Lobo, 129 – Centro - João Pessoa / PB

E-mail: comunicacaocearte@gmail.com