Notícias

Circuito Verão: Socioeducandos recebem orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis

publicado: 21/01/2022 14h20, última modificação: 21/01/2022 14h20
1 | 2
2 | 2
Point Blur_Jan212022_115054.jpg
Point Blur_Jan212022_115348.jpg

O Projeto Circuito Verão, que acontece no período das férias escolares nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac), contou com a participação da ONG Cordel Vida, que conversou com os jovens e adolescentes internos no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids. A ação, denominada de ‘Papo Cabeça’, vai acontecer em outras unidades socioeducativas.

Esse ‘papo cabeça’ teve a coordenação de Andreina Gama, coordenadora do setor Diversidade Étnico-racial, Orientação Sexual e Gênero, que mediou junto à ONG Cordel Vida a conversa com os adolescentes privados de liberdade. A ONG falou de prevenção de ISTs e DSTs e explicou métodos de transmissão do vírus HIV.

“Nós apresentamos as formas que já são conhecidas, como preservativos masculinos e femininos, que hoje chamamos de preservativos interno e externo bem como outras formas de prevenção”, disse Andreina, que fez uma abordagem sobre gênero e orientação, desmistificando a confusão entre as duas categorizações.

O autor do projeto Circuito Verão e coordenador de Esporte, Cultura e Lazer  da Fundac, Nilton Santos, disse que os adolescentes agradeceram a realização do ‘papo cabeça’ e disseram que ficariam mais horas discutindo esses temas que consideram importantíssimos. 

“Ficamos felizes ao observar a recepção do tema pelos socioeducandos. Foi uma tarde de muito esclarecimento, na qual os adolescentes tiraram suas dúvidas e desmitificaram muitas informações a respeito de sexo, orientação sexual, gênero, como também esclarecimentos sobre ISTs”, comentou Nilton.

A ONG Cordel Vida é um Centro de Orientação e Desenvolvimento de Luta pela Vida e sua população prioritária é de pessoas vivendo com HIV/Aids e familiares bem como atende a população geral que abriga jovens (de 20 a  24 anos)  cuja área de atuação é de prevenção e promoção da saúde (orientações, disponibilização de preservativos, palestras, capacitações em saúde, etc, além de também fazer promoção de direitos (cidadania, discriminação, jurídicos etc.)

Após a ação do ‘Papo Cabeça’, os adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) participaram de mais uma sessão do Cine Transformar, sob a coordenação do jornalista e produtor cultural Orlando Junior, que exibiu curtas com a temática LGBTQUIA+ .