Notícias

Cineclube da FCJA exibe documentário As praias de Agnès

publicado: 27/09/2019 09h08, última modificação: 27/09/2019 09h08

O Cineclube da Fundação Casa de José Américo (FCJA) exibe, na próxima quarta-feira (2), o filme As praias de Agnès. A sessão única começa às 19h30 e a entrada é gratuita. Com direção de Agnès Varda, traz no elenco Agnès Varda, André Lubrano, Ane-Laura Manceau, Jacques Demy. A comentarista será a professora Ana Adelaide Peixoto Tavares, doutora em Teoria da Literatura.

O filme é um documentário autobiográfico.  Segundo Ana Adelaide, Agnès Varda nasceu na Bélgica em 1928 e morreu recentemente, em março de 2019. “Foi considerada a mãe do movimento artístico do cinema francês Nouvelle Vague e ícone feminista. Mas não só. Com seu foco no realismo documental, produzia críticas sociais num estilo experimental. Sua própria citação sobre o acaso, já dizia um pouco da sua assinatura no cinema. O filme nos mostra seus processos de criação, desnudando um pouco a magia do fazer artístico”, explica.

“Com emoção e humor, Varda, passeia pelas praias que marcaram a sua vida, e, através dessas praias, ela atualiza seu passado, a infância em Bruxelas, a juventude no Mediterrâneo, para onde sua família se mudou durante a Segunda Guerra, o período como fotógrafa, o casamento com Jacques Demy, o feminismo, e as suas viagens. Com entrevistas, fotografias, reportagens e trechos de suas obras, tudo empregado como uma espécie de álbum de família, Varda monta um ensaio sobre sua vida e obra. Uma tentativa exploratória e aberta de compreender retrospectivamente as formas em que sua vida e seu cinema evoluíram juntos, de maneira indissociável, organicamente. Particularmente me encantei com esse filme, pois gosto dessa mistura de vida e arte – tudo junto e misturado”, continua Ana Adelaide.  

França/2008/ 110 min/biografia/ documentário.