Cine Recreio, do Cearte, faz exibição de documentário para 110 alunos do EJA

publicado: 03/05/2018 00h00, última modificação: 29/05/2019 15h44
Sessão-desta-quarta1.jpeg
Ana-Barbara-sessão-desta-quarta.jpeg

O Centro Estadual de Arte (Cearte) realizou, nessa quarta-feira (2), o Cine Recreio. A sessão foi realizada no Cine Banguê do Espaço Cultural e foi fechada para a Escola Municipal Fenelon Câmara, do Geisel (João Pessoa), uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com faixa etária de 15 a 60 anos. O filme exibido foi “O silêncio da Noite é Que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras”, documentário de Petrônio Lorena.

O longa foi realizado em 2016 e tem 78 min, ele investiga fenômeno que ocorre na Paraíba e Pernambuco, nas cidades de São José do Egito, em Pernambuco, e Ouro Velho e Prata, na Paraíba: “Lá, as pessoas já nascem poetas, com histórias e memórias para todos os tipos de rimas”, adianta a sinopse.

O Cine Recreio é um serviço educativo de cinema voltado para a comunidade escolar. A proposta do projeto é utilizar os filmes de curta e longa duração para estabelecer uma relação de aproximação e promover o encontro do público com o cinema, apostando na formação de públicos para o cinema brasileiro.

O projeto é uma realização do Cearte em parceria com a Funesc (Fundação Espaço Cultural).

A sessão dessa quarta foi especial, para atender um público de 110 alunos do EJA, foi necessário mudar o horário usual das sessões do projeto, que acontecem nas terças à tarde.

O projeto é realizado desde agosto de 2016, diretamente com as escolas públicas do estado. Para participarem do projeto as escolas precisam fazer um agendamento para participar.

“A programação é pensada de acordo com a faixa etária. De modo que os professores se programam para assistir os curtas ou longas. Atendemos não só escolas, mas também CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CRJ (Centro de Referência da Juventude) e outras instituições”, explica Ana Bárbara, coordenadora do Programa.

De 2016 e 2017 passaram pelo Cine Recreio mais de 700 pessoas do ensino público, crianças, adolescentes e adultos. Escolas vindas de diferentes lugares, entre eles, João Pessoa, Conde, Pitimbu, Areia e Cabedelo.

O projeto funciona normalmente no Cine Banguê do Espaço Cultural com sessões às quartas-feiras, das 14h às 17h, com entrada gratuita para escolas da rede municipal e estadual. O agendamento é feito pelo e-mail cinerecreio@gmail.com ou por telefone 3214.7147 (das 14h às 18h). O agendamento é obrigatório e antes de fazer a reserva é importante observar a faixa etária para qual o filme é destinado.