Notícias

Chuvas causam adiamento da interdição da BR-230 para construção do viaduto de Água Fria

publicado: 05/05/2023 17h47, última modificação: 05/05/2023 17h57

As chuvas que caíram nos últimos dias em João Pessoa – com mais intensidade na noite dessa quinta-feira (4) – atrapalharam a programação de interdição das duas faixas da BR-230, no sentido Bayeux/Cabedelo, nas proximidades da Sucata do Edinho, prevista para ocorrer neste domingo (7). A ação tem como objetivo viabilizar a execução das obras do Viaduto de Água Fria, para melhorar o fluxo de tráfego de veículos entre os bairros Cristo Redentor, Ernesto Geisel, José Américo e Mangabeira, bem como o fluxo contínuo na BR-230, entre o Estádio Almeidão, Centro Administrativo Municipal, Ceasa e Polícia Rodoviária Federal.

Em reunião entre o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura (DNit) e Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a data da interdição foi adiada para o dia 14 de maio, às 6h da manhã, para uma melhor adequação técnica do desvio, objetivando a segurança dos motoristas e pedestres.

As obras realizadas, tanto na BR-230 para Rua Diógenes Chianca no sentido Bayeux-Cabedelo, quanto as recuperações e capeamento asfálticos de ruas municipais que visam absorver o tráfego de veículos serão complementadas com correções geométricas na rotatória que antecede a Sucata do Edinho e faz a ligação com os bairros Água Fria, Cuiá, entre outros bairros. A obra de construção do viaduto sobre a BR-230 vai ligar o Bairro de Água Fria à Rua Ranieri Mazzili, no Cristo Redentor.

Para melhor fluxo do transporte coletivo no trânsito da área da obra, também será realizada a recuperação de pavimento em paralelo em ruas do bairro Ernesto Geisel, além das ruas já recuperadas e asfaltadas: Sindicalista Pedro Ribeiro, Professora Maria dos Anjos, Olegário Figueira Leão, Juiz Manoel João da Silva, Felenon Pinheiro Câmara, Universitário Rogério Benevides, Arcanjo Cavalcante, Carlos Dias Fernandes, Antônia Gomes da Silveira.

Foram realizadas a instalação das placas de sinalização vertical na BR-230, começando a partir de 1,5 km antes do trecho a ser interditado para que os moradores e transeuntes possam se ambientar e irem se adaptando às mudanças que serão realizadas. “Dessa forma teremos um tempo maior para tirar dúvidas e garantir a ação dos impactos da interdição para a construção do viaduto na BR-230”, disse o engenheiro Jonatas Jamaik.

O novo viaduto terá uma extensão de 30m e a obra uma extensão de, aproximadamente, 1 km, com investimento de R$ 24,4 milhões, visando resolver um dos maiores problemas de mobilidade urbana de João Pessoa, que perdura há décadas e, agora, ganhará uma solução definitiva. Estima-se que o viaduto beneficiará pouco mais de 825 mil habitantes da nossa Capital, proporcionando mais segurança, conforto e fluidez no tráfego.