Notícias

Centro Especializado em Reabilitação de Sousa entrega aparelhos auditivos durante todo o mês de julho

publicado: 14/07/2023 15h13, última modificação: 14/07/2023 15h13
WhatsApp Image 2023-07-14 at 11.33.26.jpeg

Qual é a sensação de ouvir um som pela primeira vez? Ou quando uma mãe escuta a voz da própria filha que é apenas um bebê de colo? Essas emoções, que não têm preço, fazem parte, a partir de agora, da vida de Fabíola Araújo, de 26 anos, moradora da cidade de Pombal. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Estado (SES)/Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado em Sousa, iniciou a dispensação de uma nova remessa de 106 Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), na última quarta-feira (12), beneficiando a saúde de 55 usuários de 19 municípios da 8a, 9a 10a e 13regiões de saúde. A programação de entrega dos AASIs vai ser durante todo o mês de julho.

 

De acordo com a diretora do CER de Sousa, Márcia Virgínio, o usuário recebe o aparelho auditivo, realiza a adaptação e já sai com todas as orientações e cuidados necessários que devem ter com o equipamento. "Usuários com perda unilateral vão receber um aparelho e os com perda bilateral receberão dois aparelhos auditivos. Todos os beneficiários são acompanhados após o recebimento do AASI. Os pacientes com até 3 anos de idade devem ser acompanhados até quatro vezes no ano; já os usuários maiores de 3 anos são acompanhados até duas vezes ao ano", explica.

Ao receber o AASI, os usuários já saem com todas informações necessárias para o uso, caso aconteça alguma intercorrência, antes do prazo estabelecido, o usuário pode procurar o serviço do CER para resolver. 

Para a paciente Fabíola Araújo, de 26 anos, moradora da cidade de Pombal, o uso da prótese auditiva trouxe uma melhor qualidade de vida. "Eu gostei muito do aparelho, melhorou muito minha vida, pois eu tenho uma bebê de colo e agora vou poder ouvi-la! Antes eu não escutava ninguém chamar, mas atualmente estou ouvindo melhor", disse Fabíola. 

Para ter acesso ao serviço, os usuários podem procurar o serviço de saúde do seu município que faz o encaminhamento, entretanto o CER também atende por demanda espontânea, ou seja, a população pode ir direto até a unidade do Centro Especializado em Reabilitação de Sousa. 

A diretora da unidade, Márcia Virgínio, explica que esse atendimento no município de Sousa é um investimento na qualidade de vida dos paraibanos, uma vez que, antes do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Sousa, as pessoas tinham que buscar este recurso na Fundação Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa. “A reabilitação auditiva é uma assistência essencial que fomenta a possibilidade de socialização do paciente, que pode vir a se isolar ou abdicar das atividades de rotina por conta da perda auditiva. É muito importante ter um serviço dessa natureza para a população da 3ª Macrorregião de Saúde, que proporciona à pessoa com deficiência auditiva a minimização da perda, possibilitando maior independência, qualidade de vida e inclusão social”, disse.

O CER é um serviço que realiza diagnóstico, avaliação, orientação e estimulação precoce, bem como reabilitação e habilitação funcional das pessoas com deficiência para sua autonomia e independência.