Notícias

Centro Edson Mota comemora Dia Internacional da Família

publicado: 15/05/2019 18h00, última modificação: 16/05/2019 09h34
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Fundac CSE (4).jpg
Fundac CSE (3).jpg
Fundac CSE (1).jpg
Fundac CSE (2).jpg

O Dia Internacional da Família, comemorado no dia 15 de maio, foi lembrado de forma especial no Centro Socioeducativo Edson Mota, unidade destinada a adolescentes em cumprimento de medidas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac). Durante toda a manhã, socioeducandos e familiares participaram de uma série de atividades idealizadas de forma conjunta pelos que fazem o atendimento socioeducativo aos homenageados do dia.

Segundo Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac, o momento vivenciado neste Dia Internacional da Família é resultado  de um  esforço coletivo de toda comunidade socioeducativa que a Diretoria Técnica, por meio do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, vem realizando nas unidades socioeducativas do Estado, em alusão à família dos socioeducandos, cujo objetivo central é o fortalecimento dos vínculos e a participação da família no processo de ressignificação da medida socioeducativa. “Um momento em que contamos com toda a equipe da Ditec, direção da Unidade,  equipe técnica, agentes socioeducativos, equipe da Escola, equipe de saúde, socioeducandos e família”, mencionou Waleska.

“Hoje é um dia importante para a gente porque entendemos que a família, como um todo, faz toda a diferença na vida do socioeducando, quando se fazem mais presentes. Nós estamos aqui para comemorar esta família e a importância do papel dela na vida do socioeducando. Que vocês possam valorizar esses familiares que constantemente presentes durante as visitas, dialogando, conversando e aconselhando”, disse Cida Pereira, coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, durante a atividade no CSE.

Para Cida Pereira, o papel do Eixo, junto à Diretoria Técnica da Fundac é fazer esse tipo de articulação para que atividades entre socioeducandos e familiares aconteçam. “Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar de forma especial os assistentes sociais pelo dia de hoje e agradecer a todos que fazem a equipe técnica da Fundac e da unidade socioeducativa pela participação em nossa festa”, acrescentou a coordenadora do Eixo.

Durante a comemoração do Dia da Família no CSE, Rildo Lima, diretor da unidade, falou um pouco sobre a simbologia do que é ser Mãe, e da importância dos socioeducandos entenderem o papel dela e da família que está sempre ao lado deles nos momentos mais difíceis e de forma incondicional. “Parabéns a todas as mães e familiares aqui presentes. Espero que no próximo Dia das Mães vocês possam estar juntos, em outro espaço, na casa de vocês, comemorando este dia em família”, disse o diretor do CSE.

Segundo Tatiana Pinangé, diretora da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, durante a atividade no CSE, todos os professores da escola na unidade estavam presentes e participaram de vários momentos por meio da intervenção do Projeto de Vida, de um recital de poesias alusivas às mães, e de uma banda de reggae que levou muito som para os presentes. “A participação da escola nas comemorações do Dia da Família tem sido de suma importância porque reforçamos o trabalho desenvolvido no Projeto de Vida que é onde os socioeducandos resgatam suas identidades, inclusive diante do ato infracional, reconectando-os às suas famílias”, comentou a diretora da Escola.

Durante a celebração da família, os professores responsáveis pela disciplina diversificada chamada de ‘Projeto de Vida’, Edson Bernardo e Thayz Enedino, apresentaram uma culminância das produções feitas pelos socioeducandos. Entre eles: os portfólios individuais, a árvore dos sonhos, murais e mensagens de reflexões para os familiares. “O objetivo da disciplina Projeto de Vida é levar o estudante não apenas a despertar sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e mobilizá-lo a pensar nos mecanismos necessários”, explicou a professora Thayz Enedino.

Durante as várias apresentações da banda de reggae formada pelos professores: Wagner Oliveira (Geografia), Pablo Ramires (Música), Geiminho Bronzeado (Música), Fernanda Ferreira (Artes) e o guitarrista convidado pela equipe, Alysson Jorge, o CSE teve a grata surpresa da participação da cantora Nilda Show, mãe de um socioeducando, e de um MC, irmão de outro interno. A festa contou ainda com a linda voz de Lilian Medeiros (cantora e funcionária da Fundac) e com o som da guitarra de Bennett Oliveira (professor de Música do Centro Educacional do Adolescente).

Além dos que fazem o trabalho socioeducativo no CSE: direção, agentes socioeducativos e equipe técnica, a Festa da Família contou ainda com a participação de 20 alunos de Psicologia que fazem parte do projeto de extensão do Unipê: “Serviço de Escuta ao Adolescente Infrator numa Visão Fenomenológica – Existencial”, coordenado pela psicóloga da unidade, Maria Jozina Ferreira. O grupo de alunos ajudou na decoração da ação, idealizou e executou o momento fotográfico de socioeducandos e familiares, fez a doação de brindes, que foram sorteados e trouxe mais música para os presentes com o aluno Cleytson Lira.