Notícias

Central de Transplantes registra nova doação de múltiplos órgãos e cinco pessoas deixam lista de espera

publicado: 20/05/2024 12h40, última modificação: 20/05/2024 12h40
1 | 2
2 | 2
IMG_594.jpg
IMG_0563.jpg

A segunda doação de múltiplos órgãos do mês de maio foi registrada, na noite desse domingo (19), no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A ação permitiu retirar da lista de espera por um órgão ou tecido mais cinco pessoas.

O paciente doador foi um homem de 44 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele passou por exames laboratoriais e de imagem que diagnosticaram morte encefálica, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde para esse diagnóstico, incluindo a realização de exame complementar confirmatório (eletroencefalograma).

Após a decisão positiva da família, a Central Estadual de Transplantes, do Governo do Estado, acionou e mobilizou as equipes para a captação dos órgãos. A cirurgia teve início pouco antes das 22h e só terminou na madrugada desta segunda-feira (20).

Foram doados o fígado, os rins e as córneas. O fígado foi levado para São Paulo pela equipe da Força Aérea Brasileira, onde estava o receptor, de 43 anos. Os rins foram encaminhados para Pernambuco, beneficiando um homem de 54 anos e uma mulher de 40 anos. As córneas foram enviadas para o Banco de Olhos, onde serão avaliadas e depois seguirão para o transplante.

A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, explica que o crescimento no número de doações está relacionado aos investimentos por parte do Governo do Estado, capacitação dos profissionais envolvidos na doação, bem como o aumento nas divulgações das ações. “Só este ano, a Central já registrou 23 doações de múltiplos órgãos e mais de 120 transplantes, incluindo cinco de coração. E isso se deve a diversos fatores, como o total apoio do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Saúde, o comprometimento e capacitação das equipes e a sensibilidade da população. A captação de múltiplos órgãos é a manifestação da solidariedade e compaixão de uma família que, mesmo em meio à dor e angústia da perda de um ente querido, decidiu pelo nobre gesto de salvar outras vidas”, comentou.

De acordo com dados consolidados da Central Estadual de Transplantes, de janeiro até agora foram realizados 120 transplantes, sendo 89 de córneas, cinco de coração, 16 de fígado e 10 de rim. Ainda aguardam na lista de espera 562 pessoas.