Cendac reúne comissões de enfrentamento da violência das escolas estaduais

publicado: 18/07/2019 16h33, última modificação: 18/07/2019 16h38
Cendac novos olhares foto andre lucio (3).JPG
Cendac novos olhares foto andre lucio (5).JPG
Cendac novos olhares foto andre lucio (6).JPG
Cendac novos olhares foto andre lucio (7).JPG
Cendac novos olhares foto andre lucio (8).JPG
Cendac novos olhares foto andre lucio (9).JPG
Cendac novos olhares foto andre lucio (1).JPG
Cendac novos olhares foto andre lucio (2).JPG

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realizou, nesta quinta-feira (18), no auditório da instituição, mais uma atividade do projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba”. Foi o momento de reunir as comissões de enfrentamento da violência contra a mulher e os professores de diversas escolas do estado para troca de experiências sobre as pesquisas relacionadas às mulheres inspiradoras e a atuação de cada uma para a conscientização sobre a violência de gênero.

“O projeto está sensibilizando gestores, professores e todos aqueles que fazem parte das escolas da Paraíba. Hoje estamos realizando mais uma etapa, que é a integração entre vocês, a troca de informações entre as comissões, fortalecendo o protagonismo juvenil”, explicou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

O evento contou com a palestra da professora do Departamento de Educação e integrante do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, Nazaré Zenaide, que apresentou aos estudantes a história de mulheres que deixaram sua contribuição para a humanidade, como Olympe de Gouges, Nísia Floresta, Elizabeth Teixeira e Marielle Franco.

“Este é um projeto enriquecedor para nós que fazemos a educação. Estamos aprendendo com vocês, estudantes, uma juventude ativa que nos dá ânimo para seguir adiante, junto com o Cendac neste projeto coletivo que nos dá a dimensão do que é ser cidadão”, ressaltou Nazaré. Ela apresentou ainda os principais pontos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e mostrou a importância de cada um dos artigos para defesa da liberdade, dignidade e dos direitos sociais na sociedade. “Os direitos humanos dizem respeito a todos nós, e por isso é importante conhecer a declaração para que possamos defendê-la e saber de que forma ela está presente em nossas vidas”, considerou.

Alunos das escolas Enéas Carvalho, em Santa Rita, e João José da Costa, de João Pessoa, apresentaram uma parte das pesquisas que estão realizando para a II Mostra Mulheres Inspiradoras, que deve acontecer no final de outubro, coroando a finalização do projeto. As estudantes Ester Vitória, Elissandra Araújo e Tatiane Nascimento, da Enéas de Carvalho, homenagearam e escritora Rachel de Queiroz; e o estudante Romilson Pontes leu um poema para a vereadora Marielle Franco, assassinada há um ano na cidade do Rio de Janeiro, e que será homenageada pela Escola João José da Costa na Mostra.

“É uma honra para mim participar deste projeto. Me sinto muito feliz em saber deste projeto e quero agradecer ao Cendac por propiciar estes momentos. Violência contra a mulher é um tema delicado de se falar, mas de grande importância. Me sinto orgulhosa pelas mulheres que escolhemos para apresentar e pelo nome de nossa comissão, Ellas, que significa empoderamento, luta, liberdade, ativismo e sororidade. Estou ansiosa para os próximos encontros”, disse a estudante Ester Vitória, da Escola Cidadã Integral Enéas de Carvalho.

“São projetos como esse que fazem a gente acordar todos os dias e dizer que vale a pena ser professora”, pontuou a professora da Escola Municipal Noêmia Alves da cidade de Conde, Rita da Cássia.