Notícias

Cendac promove encontro entre a escritora Maria Valéria Rezende e estudantes

publicado: 12/09/2019 11h15, última modificação: 12/09/2019 11h22
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
20190911_142745.jpg
20190911_141033.jpg
20190911_141012.jpg
20190911_140923.jpg
20190911_110343.jpg

Os estudantes das escolas estaduais João Vinagre e Ilza Ribeiro, da cidade de Conde, participaram, nessa quarta-feira (11), do Papo Inspirador com a escritora Maria Valéria Rezende, atividade realizada pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac).

Os alunos puderam conhecer melhor a trajetória literária da autora e conversar com ela sobre a importância da leitura e conhecer quais os principais passos para se tornar um escritor. “Qualquer um de nós pode ser escritor porque nossa vida é permeada de muitas histórias. O impulso para escrever vem do encontro com nossas histórias e com o mundo onde vivemos”, afirmou Maria Valéria.

A escritora ficou à vontade entre os estudantes e relembrou as experiências que teve quando realizava oficinas para adolescentes e jovens em cidades paulistas. O livro “Quarenta Dias”, lançado em 2015, ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Romance e Livro do Ano de Ficção, e foi o escolhido pelos alunos da Ilza Ribeiro para fazer a produção textual, orientada pela equipe pedagógica do Cendac e que marca uma das etapas do projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba”.

O aluno Pedro Henrique, do 1° ano do ensino médio da Escola Ilza Ribeiro, recordou que o que mais lhe chamou atenção no romance “Quarenta Dias”, foi a parte onde a personagem principal Alice passou 40 dias sem querer sair de casa. “Essa passagem do livro me lembrou o que aconteceu comigo quando queria ficar apenas em casa e ao ler a história da personagem e a sua libertação percebi que era preciso conhecer novas pessoas e viver minha vida normalmente. A leitura abre caminhos e como disse Valéria conhecemos novos mundos”, ressaltou.

A Escola Cidadã Integral Francisca Ascensão Cunha, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, também promoveu no período da manhã um encontro entre Maria Valéria Rezende e os alunos da comissão de enfrentamento à violência contra a mulher. O livro escolhido por eles foi o também premiado “Outros Cantos”, publicado em 2016. Os estudantes fizeram um grupo de estudo e ao final encontraram-se para redigir o texto com a análise sobre a obra da escritora. A aluna Poliana Oliveira, do 2° ano, é leitora de poesias e começou a trilhar o caminho da escrita de poemas. Ao ouvir Maria Valéria Rezende escreveu na mesma hora uma poesia e recitou para ela no evento. “Gosto muito de poesia, mas achava que não conseguiria escrever uma e no momento em que ela estava falando, eu me inspirei e escrevi este poema para ela. Estou muito emocionada”, disse a aluna.

Para o coordenador pedagógico da escola, Leonardo Palma, momentos como esse são de uma troca de conhecimento fundamental para estudantes e professores. “Muito importante contar com a presença da escritora Maria Valéria Rezende em nossa escola hoje, por poder proporcionar uma troca de conhecimento muito importante para nós. Nós convivemos diariamente aqui com centenas de histórias, diversas e muito ricas, e tudo o que você nos trouxe hoje nos ensina ainda mais”, afirmou.

Emocionada, Maria Valéria Rezende agradeceu a oportunidade de estar com os jovens e disse esperar que eles se interessem ainda mais pela leitura e pela escrita. “Me surpreendo com a recepção que meus livros têm entre os jovens. Recebo mensagens deles no meu Facebook e quando os encontro em feiras e eventos que vou, eles vêm comentar comigo sobre trecho dos meus livros e isso me deixa muito contente, pois é para eles que escrevo”, ressaltou Maria Valéria Rezende.