Cendac promove capacitação profissional e gera oportunidades para jovens e mulheres na Paraíba

publicado: 31/05/2023 10h31, última modificação: 31/05/2023 10h31

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realiza cursos profissionalizantes em diversas cidades da Paraíba. As capacitações mudam o cenário do mercado de trabalho, principalmente nos locais de maior vulnerabilidade social. Com o objetivo de promover a inclusão econômica de jovens e mulheres, os cursos são resultado de convênios, firmados em parceria com o Governo do Estado, através das secretarias, prefeituras e associações da sociedade civil.

São oferecidas formações gratuitas em diversas modalidades, com instrutores qualificados e carga horária a partir de 80 horas. Em 2022, o Centro ofertou 44 cursos. Neste ano, até o momento, a instituição já realizou 26 cursos profissionalizantes, entre eles, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro, Auxiliar Administrativo, Informática, Bijuteria e Cerimonial.

“A qualificação profissional prepara o individuo através da formação técnica, aprimorando habilidades na execução de ofícios demandados pelo mercado de trabalho ou pelo talento e dom naturais, aprimorado pela herança ancestral e cultural”, afirmou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

A estudante Amanda Lucena já trabalhava como manicure e pedicure, mas sentia que precisava se qualificar para poder melhor atender às clientes. Ela soube que no Centro Social Urbano (CSU), do bairro do Rangel, onde mora, estava sendo oferecido o curso e não pensou duas vezes: fez a matrícula e agora colhe os resultados.

“Hoje estou qualificada e certificada para o mercado de trabalho, para mim foi uma enorme satisfação fazer parte desse curso, pois consegui dobrar minha clientela e ter a segurança de abrir meu próprio negócio”, observou. Amanda gostou tanto das formações oferecidas que fez outras duas, também na área de beleza, Cabeleireiro e Design de sobrancelhas.

Márcia Peres também soube, no CSU do Rangel, que o Cendac oferecia o curso de Manicure e Pedicure. Ela já trabalhava na área, mas queria aperfeiçoar os conhecimentos para oferecer um serviço diferenciado. “Eu já tinha planos de me capacitar, foi quando soube que o Cendac estava oferecendo o curso e fiz minha inscrição. Sendo gratuito, facilitou ainda mais para mim. Quando recebi o certificado, fiquei muito feliz”, lembra.

No interior - Lidiani da Cruz mora em São Bento. O convênio firmado pelo Cendac com a prefeitura da cidade trouxe a oportunidade para ela fazer o curso de Design de Sobrancelhas. “Assim que terminei o curso, já comecei a atender, em minha casa mesmo. O Cendac abriu portas para mim e para outras mulheres de São Bento poderem ter uma qualificação e uma oportunidade para trabalhar, realizando sonhos e transformando vidas”, destacou Lidiani.

Alguns alunos obtêm um desenvolvimento tão satisfatório durante os cursos que são contratados pela instituição como professores. Foi assim com Antônio Gomes, da cidade de Campina Grande, que hoje dá aulas no curso de Corte de Cabelo Masculino e Barba.

“No Cendac, fiz meu primeiro curso profissionalizante, e depois não parei mais, continuei me capacitando. Hoje, sou um profissional da beleza, já viajei para formar outros profissionais e consegui montar meu próprio salão, em Campina Grande. Sou muito grato ao Cendac por ter me dado esta oportunidade de fazer um curso profissional e conseguir montar meu negócio”, ressaltou.

Oficinas - Além dos cursos profissionalizantes, o Cendac também realiza oficinas, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Em 2022, o Centro realizou oficinas de Bijuteria e de Bonecas Artesanais, formando 31 adolescentes, que também receberam certificados. Também foram oferecidas oficinas de Design de Sobrancelhas, Caixas decorativas, Pintura em tecido, Depilação e estética e Bolsas artesanais, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba.

João Pessoa, Baraúna, Boa Ventura, Campina Grande, Jericó, Nova Floresta, Pombal, Santa Rita, São Bento, Sapé, Serra Branca e Sobrado são as cidades onde, atualmente, o Cendac promove cursos e oficinas, proporcionando a capacitação de 760 pessoas, no total.

“Consolidar e assegurar a geração de renda é a meta de todo indivíduo e também é a meta do Cendac. Fortalecendo a esperança de que cidadãos e cidadãs possam viver do seu trabalho com dignidade. É o que move o Cendac, no sentido de preparar jovens, mulheres e homens profissionalmente para o empreendedorismo, sendo testemunha de histórias de êxito e de grandes realizações pessoais ou coletivas, construídas a partir de um curso realizado pela instituição”, reforçou Valquíria Alencar.