Cendac entrega certificados de conclusão de cursos de capacitação de jovens e mulheres

publicado: 05/12/2023 18h47, última modificação: 05/12/2023 18h47
Fotos: Alberi Pontes
WhatsApp Image 2023-12-05 at 17.23.57 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-05 at 17.23.58 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-05 at 17.23.58.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-05 at 17.23.57 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-05 at 17.23.57.jpeg

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realizou, nesta terça-feira (5), a culminância do Projeto: “Capacitar jovens e mulheres para o mercado de trabalho”. Cerca de 140 pessoas receberam os certificados de conclusão dos cursos de Auxiliar Administrativo, Atendente de Farmácia, Oficina de Caixas Decorativas e Oficina de Bonecas de pano. Na oportunidade, os professores e alunos compartilharam suas experiências e o resultado do que foi assimilado nos cursos.

A presidente do Cendac, Valquíria Alencar, comentou que essa é uma oportunidade de extrema relevância para aqueles que desejam adquirir mais conhecimentos e entrar no mercado de trabalho. “O Cendac tem uma parceria de longo tempo com o Governo do Estado realizando cursos e oficinas nos municípios. Estes cursos possibilitam a entrada de jovens e mulheres no mercado. Sobre o Projeto “Capacitar jovens e mulheres para o mercado de trabalho”, tivemos uma excelente participação e entregamos hoje os certificados para mais de 140 alunos inscritos nesta etapa. Esperamos repetir essa ação no primeiro trimestre do próximo ano. Gostaria de agradecer também a parceria com a prefeitura, através do vereador Marcos Bandeira, que contribuiu muito com a emenda para os nossos cursos”, concluiu. O vereador esteve presente à solenidade.

O Cendac realiza cursos, de forma gratuita, em diversas cidades da Paraíba, como João Pessoa, Baraúna, Boa Ventura, Campina Grande, Pombal, Santa Rita, São Bento, Sapé e outras. As capacitações e oficinas promovem a inclusão socioeconômica de jovens e mulheres. Os cursos são resultados de convênios, firmados em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias, prefeituras e associações da sociedade civil.

João Roniê é professor do curso de Auxiliar Administrativo. Ele comentou que a entrega dos certificados representa um momento de valorização do conhecimento. “Nosso curso é dividido em três unidades, onde os alunos estudam desde a introdução e conceitos da administração, noções dos departamentos de uma empresa, até a questão da ética profissional. É muito bom saber que estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para o mercado de trabalho. Todos estão plenamente capacitados para conseguirem seus objetivos profissionais”, garantiu.

“Quero agradecer a todos os envolvidos na realização deste projeto. Finalizei o curso de Auxiliar Administrativo com muita alegria. A qualificação que conseguimos foi excelente. Passamos por diversas etapas, com vários assuntos na área administrativa e aprendemos a ter uma boa conduta profissional”, falou a aluna Márcia Ferreira.

A pedagoga Sineidy Almeida ministrou o curso de Atendente de Farmácia e lembrou que desde 2018 faz parte do Cendac. A professora reforçou que este curso abre inúmeras possibilidades para os alunos. “Todo ano eu ministro cursos e é uma grande satisfação. Já encontrei antigos alunos que conseguiram entrar na área de farmácias e também aqueles que se inseriram em lojas. Isso porque o Atendente de Farmácia sai do curso com um leque de experiências em estoque, organização e outras habilidades que facilitam a entrada no mercado”, comentou.

Janete Araújo mora no Bairro das Indústrias e soube das inscrições para o curso de Atendente de Farmácia por meio da internet. Ela já terminou o Ensino Médio e está procurando um emprego. “Escolhi este curso porque nos capacita para o mercado de trabalho. Agora com o certificado em mãos, vou correr atrás de uma oportunidade nesta área e terei mais chances de conseguir um emprego. É um curso que vai abrir muitas portas”, disse.

Aposentada há um ano, Maria Zélia Coelho fez a Oficina de Caixas Decorativas e comentou que já sabe como vai utilizar os ensinamentos. “Minha filha vende brownie e, a partir de agora, eu vou confeccionar as caixinhas para colocá-los. Deus vai nos abrindo portas e dando oportunidades que a gente nem imaginava. Antes, eu trabalhava no comércio, nunca imaginei que fosse desenvolver um trabalho desse. Vou fazer caixas lindas para valorizar os produtos da minha filha e ter a possibilidade de vender mais. Eu e ela vamos trabalhar juntas, buscando sempre o aperfeiçoamento”, assegurou.