Notícias

Cefor-PB promove Encontro Integrador de Residências em Saúde

publicado: 09/05/2019 16h26, última modificação: 09/05/2019 16h27
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
encontro integrador de residencias em saude foto ricardo puppe secom pb (2).JPG
encontro integrador de residencias em saude foto ricardo puppe secom pb (3).JPG
encontro integrador de residencias em saude foto ricardo puppe secom pb (4).JPG
encontro integrador de residencias em saude foto ricardo puppe secom pb (1).JPG

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), iniciou, nesta quinta-feira (9) pela manhã, o IV Encontro Integrador dos Programas de Residências em Saúde. O evento reúne os 106 profissionais das Residências Médica, Multiprofissional e Uniprofissional para que se conheçam melhor e compartilhem as expectativas com o processo de formação, transformando as práticas  de atuação nas unidades de saúde do SUS. O encontro vai até as 16h30 desta sexta-feira (10) e está acontecendo na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira, na capital.

“O nosso desejo é que os residentes aproveitem o encontro, havendo maior integração para contribuir com o processo formativo”, disse a diretora pedagógica do Cefor-PB, Julyana Assis.

Durante os dois dias do encontro, serão promovidas oficinas, palestras e rodas de conversas para os residentes. Nesta quinta, pela manhã, a mestre em Enfermagem, Thaís Grilo, falou sobre “Biossegurança em Saúde: prioridades, diretrizes e estratégias de ação no ambiente, hospitalar e em serviços de saúde”. “Estes residentes são protagonistas no processo de formação, qualificando os serviços de saúde do SUS de modo que prestem cuidado ao outro, de acordo com as suas necessidades numa relação ética com a vida”, afirmou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Gilsandra Fernandes.

Ermeson Morais dos Santos é farmacêutico e faz Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, em Sousa (mas acontece também em Cajazeiras e Catolé do Rocha).  Ele concluiu a graduação em dezembro de 2017 e logo em março de 2018 entrou na Residência. “Está sendo uma experiência riquíssima. A saúde coletiva é uma das 78 áreas de atuação de Farmácia e sempre tive interesse pelo tema e também de conhecer mais o SUS e, como profissional de saúde, me vejo no papel de incorporar a saúde coletiva, tanto na vida pessoal quanto na profissional, buscando meus direitos e deveres dentro do Sistema Único de Saúde”, relatou.

Participam do Encontro, que acontece uma vez ao ano – geralmente no primeiro semestre –, além de todos os residentes, os supervisores de campo, coordenadores e tutores dos programas de Residências.

Dentro do Programa de Residência Médica, existem as seguintes especialidades: anestesiologia; ortopedia; ginecologia obstetrícia; terapia intensiva; pediatria; médico de família e comunidade e cirurgia geral. Dentro da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança são enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos. Já na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva são enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos e na Residência Uniprofissional são odontólogos em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.