Notícias

Cefor capacita profissionais de saúde que atuam em unidades prisionais

publicado: 04/09/2019 16h47, última modificação: 04/09/2019 16h47
1 | 3
Fotos: Ricardo Puppe
2 | 3
3 | 3
CEFOR capacita profissionais de saude das unidades prisionais (3).jpg
CEFOR capacita profissionais de saude das unidades prisionais (2).jpeg
CEFOR capacita profissionais de saude das unidades prisionais_foto ricardo puppe.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor – RH/PB), realizou nesta quarta-feira (4) uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) voltada para os profissionais de saúde que atuam nas unidades prisionais do Estado. A iniciativa visa promover o acolhimento e o tratamento adequado aos privados de liberdade, para diminuir a incidência deste tipo de doenças nas unidades prisionais da Paraíba.

Esta é a primeira vez que a capacitação sobre o tema ISTs é voltada para este público específico. Dentro da proposta do curso são abordados os protocolos sobre tratamento destas doenças. De acordo com a chefe do Núcleo de IST/AIDS do Estado, Joana Ramalho, a capacitação se faz necessária devido a maior vulnerabilidade desta população. “O nosso objetivo é fortalecer o tratamento de ISTs dentro do sistema prisional, em especial a sífilis, que é uma epidemia mundial”, pontua.

Participaram das palestras médicos, enfermeiras, psicólogos, dentistas e auxiliares de consultório dentário (ACD), profissionais que compõem a rede de saúde pública nas unidades de reclusão. O treinamento, que ocorre no auditório do Cefor – RH PB, nos períodos da manhã e da tarde, é ministrado pelo médico referência na área, Dr. Otávio Soares. Além do diagnóstico e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, o treinamento aborda a humanização e o combate ao estigma de certas doenças como o HIV/Aids.