Notícias

Cedmex suspende atendimento ao público nesta sexta-feira

publicado: 27/06/2019 11h15, última modificação: 27/06/2019 11h15

Os Centros Especializados de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) de todo o estado irão suspender o atendimento ao público, nesta sexta-feira (28). A suspensão do atendimento é realizada mensalmente, no último dia útil, e neste dia não acontecem entrega de medicamentos nem o cadastro de novos pacientes. Na segunda-feira (1°), o atendimento volta a ser realizado normalmente. 

Ainda de acordo com o cronograma para os próximos meses, os balanços serão realizados pelo Cedmex nos dias 31 de julho, 30 de agosto, 30 de setembro, 31 de outubro, 29 de novembro e 30 de dezembro. O Cedmex realiza mensalmente balanço no estoque de medicamentos para que possa fazer novos pedidos. Nos demais dias, o atendimento é normal, das 8h até o encerramento do horário de entrega de fichas, que é de 15h, e os pacientes que chegam até esse horário são atendidos normalmente.

O Cedmex distribui medicamentos, em sua maioria de alto custo, para o tratamento de quase 90 doenças. Os medicamentos são adquiridos diretamente pelo Ministério da Saúde, financiados com recursos repassados pelo Governo Federal ou pela própria Secretaria de Estado da Saúde.

Somente de janeiro a dezembro do ano passado, o Cedmex de Campina Grande realizou mais de 80 mil atendimentos, sendo 2.364 novos pacientes cadastrados ou adequação de medicamentos, quando uma nova receita médica é prescrita para pacientes já cadastrados.

Ainda em relação aos números do Cedmex no ano passado, as maiores dispensações foram dos medicamentos Sevelamer de 800g, utilizado por pacientes que têm doenças renais crônicas, e o Tracolimo, usado principalmente após transplante de órgão para reduzir o risco de rejeição.