Notícias

Cearte-PB promove nova edição do Sarau Poético em formato remoto

publicado: 26/08/2021 17h06, última modificação: 26/08/2021 17h07

O Sarau Poético do Centro Estadual de Artes (Cearte-PB) retorna para nova edição em formato de live, por meio do Instagram da instituição, @ceartepb. A ação é realizada pelo Núcleo de Atenção e Estudo da Palavra, ligado à área de Literatura do Cearte e tem como objetivo principal promover o encontro do público com poetas da Paraíba, despertando o interesse e o prazer pela leitura por meio da poesia. A primeira live dessa temporada irá acontecer na próxima terça-feira (31), às 17h, e contará com a presença do poeta e escritor Lau Siqueira.

Durante o Sarau, o poeta convidado apresenta sua obra declamando três poemas. Previamente, alunos do Cearte estudam a obra poética do autor e apresentam trabalhos para expressar ou traduzir como veem e sentem a poesia dele. Durante a ação, há espaço para intervenções poéticas, com expectadores da live podendo participar fazendo perguntas e declamando um poema.  Para participar do Sarau, basta ir no perfil do Cearte no Instagram (@ceartepb) ou acessar o link: https://www.instagram.com/ceartepb/.

A ação é coordenada pelo professor Jairo Cézar, que ministra o curso “Poesia em Voz Alta”, no Cearte, e conduz o Sarau fazendo a mediação entre o autor convidado, os alunos do Centro e o público participante.  Segundo ele, a dinâmica segue igual desde a primeira edição, não sendo alterada na versão on-line.

"O formato é o mesmo desde 2018. A primeira parte é um bate-papo com o convidado, na segunda, o convidado lê três poemas de sua autoria e na terceira e última, abrimos os microfones para o público. No formato de live, isso só foi adaptado para uma plataforma onde a interação é virtual”, explica Jairo Cézar.

Para o coordenador Jairo Cézar, o Sarau é uma ação que promove bastante engajamento e tem resultados expressivos, além de ser uma janela de divulgação dos autores do circuito literário paraibano. “Os resultados são excelentes. Temos mantido um bom público e sempre com boa interação. Outro ponto positivo é que autores/autoras que estão iniciando sua carreira também podem aproveitar o espaço para divulgar seu trabalho para o público”, pontuou ele.

Poetas convidados - Nessa edição do Sarau Poético, serão três poetas a se apresentar: Lau Siqueira, abrindo a temporada, no dia 31 de agosto, Tassyla Queiroga, em 14 de setembro, e fechando com Bruno Gaudêncio, dia 19 do mesmo mês, sempre a partir das 17h.

Os convidados dessa edição foram selecionados devido à qualidade e à diversidade de sua obra poética, bem como pela relevância para cena literária paraibana e nordestina, conforme atesta o coordenador Jairo Cézar.

“O principal critério de escolha é a qualidade literária. Além disso, trabalhamos apenas com autores e autoras paraibanos ou radicados, pois entendemos que a ação Sarau Poético tem o papel de fortalecer a relação escritor/leitor na cena paraibana, divulgando nossos artistas e garantido um espaço para esses encontros e descobertas”, detalhou Jairo.

Lau Siqueira – Nasceu em Jaguarão-RS, 64 anos. Reside em João Pessoa desde 1985. Publicou dez livros de poemas. Participou de antologias e coletâneas regionais, nacionais e em países como Portugal, Moçambique e Argentina. Atualmente escreve crônicas semanais para a revista Crônicas Cariocas e ensaios e resenhas para a revista Mallarmargens – Literatura e Arte. Possui três projetos literários em fase de conclusão: um livro de poemas inéditos, um livro de crônicas e um livro para as primeiras leituras com ilustrações de Mariana Siqueira.

Tassyla Queiroga  Nascida em João Pessoa-PB, 34 anos. Poeta paraibana, viajante inquieta. Tem poemas publicados nas Revistas Garupa, Gueto e Ruído Manifesto.  Participou do Curso de formação de escritores da Casa das Rosas. Seu primeiro livro de poemas se chama Sargaço, e foi publicado em 2019 pelas Edições Macondo. Gosta de gatos, cachoeiras, cinemas e conversas místicas em mesas de bar.

Bruno Gaudêncio – Natural de Campina Grande-PB, 35 anos. Escritor e historiador paraibano. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).  Publicou mais de 20 livros, entre coletâneas de poemas, contos, ensaios e roteiros de quadrinhos biográficos. Coeditor da Revista Blecaute. Professor da rede pública estadual na Paraíba. Atua além de professor de educação básica e universitário, como consultor de memória institucional e parecerista cultural na área de literatura e patrimônio histórico e cultural. Foi um dos vencedores do Prêmio 200 anos de Independência do Brasil, em 2018. 

Jairo César - Jairo Cézar nasceu em João Pessoa, mas radicou-se em Sapé. Cursou Letras na UFPB e é Especialista em Educação pela UEPB. É professor nas redes estadual e municipal de Sapé. Autor de Escritos no Ônibus (2010, Prêmio Novos Escritos), Rapunzel e outros poemas da infância (2012), Prêmio Nacional Canon de Poesia(2011), Contos Mínimos S/A (2013), Augusto dos Anjos em Quadrinhos (2014), O Peso das Gotas (2016, Prêmio José Américo de Almeida de Literatura), João Pessoa em Quadrinhos (2015), Zé da Luz em Quadrinhos (2017), Câmara Cascudo em Quadrinhos (2017), Carlos Roberto de Oliveira em Quadrinhos (2017) e O Menino que roubava gaiolas (2018). Outras premiações: 3º Lugar no Festival Poesia Encenada do Sesc-PB (2014); 2º Lugar no Concurso Nacional de Poesia Augusto dos Anjos- MG(2014); Troféu Aldeia SESC 2016 (Mérito Cultural).

SERVIÇO:

Cearte-PB promove nova edição do Sarau Poético

Datas: 31 de agosto, 14 e 19 de setembro

Horário: A partir das 17h

Endereço eletrônico: https://www.instagram.com/ceartepb/

Instagram: @ceartepb