Cearte-PB divulga lista de selecionados para cursos presenciais, on-line e híbridos

publicado: 23/02/2022 18h01, última modificação: 23/02/2022 18h01

O Centro Estadual de Arte (Cearte-PB) divulgou em seu site oficial – ceartepb.com/matriculas – a lista das inscrições homologadas para os cursos ofertados no semestre 2022.1. Entre as novidades desse ano, estão o retorno das aulas presenciais e o fim da taxa semestral de inscrição, tornando todas as ações da escola de arte 100% gratuitas.

Se inscreveram no processo seletivo 1984 pessoas, um número expressivo que reflete o prestígio do Cearte-PB enquanto uma escola de referência no ensino da arte e também a democratização do acesso através da gratuidade. Ao todo, foram ofertadas 1684 vagas distribuídas em 75 cursos nas áreas de música, dança, literatura, audiovisual, artes visuais e teatro, com formação de até 231 turmas. As aulas do semestre 2022.1 terão início no dia 28 de fevereiro.

Além do retorno das aulas presenciais, também serão ofertados cursos 100% on-line e híbridos (com 50% das atividades EAD e 50% presenciais), atendendo a uma nova demanda identificada com a experiência do ensino à distância. Para todas as atividades do modo presencial será exigida carteira de vacinação contra Covid-19 e adotados todos os protocolos de segurança sanitária.

Reserva de vagas e lista de espera - A seleção dos alunos com matrícula homologada foi feita seguindo os critérios estabelecidos pelo Edital de inscrição, que designa a reserva de 60% das vagas para os seguintes segmentos:

-Estudantes da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal) da educação básica;

-Pessoas com deficiência;

-Beneficiários dos programas sociais do governo federal Bolsa Família/Auxílio Brasil.

Considerando a reserva, outro critério é o de ordem de inscrição. As inscrições na reserva de vagas ou na ampla concorrência que não enviaram a documentação exigida ou encaminharam incompleta foram indeferidas.

Em caso da procura ser maior que a oferta de vagas num curso, há uma lista de espera com os inscritos que ficaram na suplência, considerando os critérios de vagas reservadas e de ordem de inscrição. No caso de haver desistência de algum selecionado, será convocada a pessoa melhor posicionada nessa relação.

Novas inscrições para vagas remanescentes - Alguns cursos ofertados no ciclo 2022.1 do Cearte-PB não completaram as vagas disponíveis. Para dar chance de ocupar essas vagas, serão reabertas as inscrições entre 28 de fevereiro – primeiro dia de aulas do semestre – e 4 de março, para ampla concorrência, ou seja, sem reserva de vagas. O critério de seleção será a ordem de inscrição da pessoa interessada.

A relação dos cursos com vagas remanescentes será divulgada no dia de 28 de fevereiro, através do site oficial do Centro, ceartepb.com/matrículas.

Novo momento - O Cearte-PB vive uma nova fase com a ampliação do acesso às suas ações por meio da gratuidade, retorno às aulas presenciais e incorporação de cursos on-line e híbridos. Para a diretora do Centro, Laura Moreno, isso é reflexo de um esforço coletivo em manter o nível de excelência nas atividades, com comprometimento da equipe.

“A qualidade da interação que os professores do Cearte-PB foram adquirindo ao longo dessa experiência de fazer parte de uma Escola de Arte onde o coletivo é prioridade é um grande diferencial. Nossa relação é pautada na escuta, que, como cita um notório psicanalista, também compreende a fala. Fomos aprendendo e nos aperfeiçoando juntos”, pontua Laura.

A diretora do Cearte-PB destaca a alta adesão do público aos cursos e ações do Centro como reflexo do impacto direto e da ressonância social que a escola conquistou ao longo do tempo, e que hoje reverbera.

“O Cearte-PB é uma escola que desenvolve políticas públicas de acesso a um ensino da arte de qualidade e, como consequência, a resposta da sociedade tem sido crescente. É a prova de que estamos nos aproximando dessas pessoas e que nossa escola está contribuindo com o desenvolvimento dessa sociedade. Em plena pandemia não paramos e seguimos, de forma remota, levando o ensino da arte às pessoas. Crescemos e aprendemos muito com essa experiência e hoje ofertamos cursos e ações presenciais, on-line e híbridos, tudo gratuito. Nossa intenção é ampliar nossas atividades para atingir mais pessoas!”, concluiu Laura.