Notícias

Casarão dos Azulejos expõe obras de Otto Cavalcanti nesta quinta-feira

publicado: 04/09/2019 16h57, última modificação: 04/09/2019 16h57
1 | 2
2 | 2
Galeria-Otto-Cavalcanti.jpg
Obra de Otto Cavalcanti.jpg

O Casarão dos Azulejos abrirá as portas nesta quinta-feira (5) para a exposição do artista paraibano Otto Cavalcanti. A ação faz parte da programação do Projeto “Quintas de Primeira” e apresentará 15 obras feitas sob as técnicas de óleo sobre papelão e óleo sobre tela. A exposição é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio do Prima – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, e a Associação Cultural Poeta Zé da Luz.

O artista plástico Otto Cavalcanti nasceu em Itabaiana-PB, mas se mudou no final dos anos 60 para a Espanha, onde faleceu em julho deste ano. Militante das vanguardas artísticas européias, realizou diversas exposições em Londres, Paris, Madrid e outras cidades europeias. Em terras espanholas era conhecido como “elgran Maestro brasileño”. Para o jornalista e crítico de arte espanhol, José Maria Moreno Galván, a geometria contava muito na elaboração da pintura deste paraibano. Segundo ele, “o processo criativo do artista é um mergulho no desconhecido com o objetivo de encontrar o novo. Para isso, ele conta com o privilégio da inteligência e da fantasia. Tudo se anima quando o Otto monologa sobre a superfície da tela muda”. Podemos dizer ainda que o universo pessoal do artista é uma das fontes criativas da sua obra. É onde identificamos elementos da sua adolescência em Itabaiana.

A exposição em João Pessoa fica aberta ao público até o dia 30 de setembro e conta com a curadoria do jornalista e escritor Fabio Mozart.

Casarão dos Azulejos e Associação Cultural Zé da Luz - A Associação Cultural Poeta Zé da Luz, fundada em 1977, é detentora do acervode Otto Cavalcanti. Foi o próprio artista quem tratou da doação das obras. Já o Casarão dos Azulejos abriga atualmente a sede administrativa do Prima e um polo de estudos de piano. É no local onde periodicamente acontecem exposições de artes plásticas e debates sobre livros, leitura e literatura. A exposição acontecerá dentro do projeto “Quintas de Primeira”, no qual a obra do artista será abordada pelo curador da exposição.

Serviço:
Exposição das obras de Otto Cavalcanti
Data:05 a 30 de setembro
Local: Casarão dos Azulejos (R. Conselheiro Henrique, 159 - Centro, João Pessoa – Em frente à Praça do Bispo)
Entrada: Gratuita