Casa Militar encerra Curso de Segurança de Autoridades 2019

publicado: 29/07/2019 16h49, última modificação: 29/07/2019 16h49
Fotos: André Lúcio / Secom-PB
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (1).JPG
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (2).JPG
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (3).JPG
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (4).JPG
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (5).JPG
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (6).JPG
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (7).JPG
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (8).JPG
29_07_19 Conclusão do curso de segurança de Autoridades_fotos _ André Lúcio (9).JPG

A Casa Militar do Governador realizou, nesta segunda-feira (29), no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, a cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Segurança de Autoridades 2019 (CSA). Ao todo, foram oferecidas 30 vagas, que contemplaram as Polícias Civil e Militar da Paraíba, Corpo de Bombeiros, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), além de policiais do Amazonas e Mato Grosso do Sul.

O terceiro Curso de Segurança de Autoridades foi composto por 15 disciplinas, totalizando 180 horas/aula. Entre as disciplinas ministradas estão Doutrina de Segurança de Autoridades, Aparição em Público, Escoltas e Segurança Física de Instalações. Salvamento Aquático e Primeiros-Socorros também estiveram entre as disciplinas do CSA, todas lecionadas no Centro de Educação da Polícia Militar.

Na ocasião, o secretário Executivo da Casa Militar, tenente-coronel Anderson Pessoa, destacou que o Curso de Segurança de Autoridades faz parte da matriz estratégica da pasta, que é a capacitação. “Entendemos que a educação é o elemento transformador da sociedade. A Paraíba, hoje, é um grande celeiro de formação policial de nosso País”, disse, em referência à grande demanda do CSA, inclusive de mais seis unidades da Federação.

O tenente-coronel Anderson Pessoa ressaltou, ainda, que toda a sociedade sai ganhando com os cursos de qualificação promovidos pela Casa Militar do Governador. “O Curso de Segurança de Autoridade, por exemplo, é muito amplo. Nós capacitamos e dotamos o policial das mais modernas técnicas do País, sendo um curso para o policial enquanto operador de segurança pública”, comentou.

Durante o discurso, o secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Lamark Vitor Donato, disse que o Curso de Segurança de Autoridades, ministrado de forma integrada, gera resultados extremamente positivos. “Na Paraíba, especialmente, é imprescindível dizer que esses resultados são gerados pelo posicionamento e direcionamento governamental. Estamos tendo a oportunidade de experimentar uma polícia com uma segurança dotada de técnica”, disse.

O coordenador do CSA 2019, capitão Estácio Mariano de Oliveira, também afirmou que o curso tem, entre as principais qualidades, promover a integração das forças que integram a Segurança Pública, seguindo a recomendação do Governo do Estado. “Além de policiais militares, tivemos a participação da Polícia Civil, agentes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Tribunal Regional do Trabalho”, acrescentou.

Qualificação e emoção – Na programação da cerimônia de conclusão do Curso de Segurança de Autoridades, estiveram incluídas homenagens aos alunos que tiraram o primeiro, segundo e terceiro lugares. Com média 9,6, o primeiro lugar ficou com o primeiro-sargento da Polícia Militar da Paraíba Alexmandro Régio.

“Foi muito gratificante ter concluído o curso, principalmente quando levamos em consideração uma turma tão seleta quanto esta, com policiais de outros estados, com coirmãs. Então, é uma satisfação muito grande ter conseguido essa primeira colocação, já que é um sacrifício muito grande e uma dedicação exclusiva ao curso”, destacou Alexmandro Régio.

Já o segundo lugar ficou com o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Pablo Augusto Oliveira, com média também de 9,6. Em seguida, no terceiro lugar, aparece a capitã Priscila Alves, da Polícia Militar da Paraíba.

O major Edmilson Oliveira é da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Ele disse que a Casa Militar do Governador, ao promover cursos como o CSA, consolida ainda mais o processo democrático. “Esse tipo de formação propicia que o chefe do Executivo tenha toda a tranquilidade e segurança para exercer suas funções. Saio deste curso com muita bagagem, muito conhecimento, que vou retransmitir aos companheiros do Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Participaram ainda da cerimônia de conclusão do Curso de Segurança de Autoridades o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Lucas Severiano de Lucas Medeiros, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos André Conceição Costa, entre outras autoridades.