Carnaval: Saúde distribui preservativos e divulga serviços de prevenção e assistência às pessoas com HIV/IST

publicado: 08/02/2023 16h03, última modificação: 08/02/2023 16h03

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Doenças Crônicas e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), entregou 1,5 milhão de preservativos (camisinhas) para todos os 223 municípios paraibanos distribuírem com a população no período de carnaval. Além disso, repassou o fluxo da Rede de Apoio às pessoas com HIV/IST.

“Neste fluxo, estão contidos todos os serviços de referência para HIV, sendo municipais, estaduais e federais. A nossa ideia em divulgá-lo é para que todos os profissionais de saúde e a população compreendam os encaminhamentos com diagnóstico de HIV. Dessa forma, os usuários terão toda assistência, evitando problemas maiores”, informou a gerente operacional de Doenças Crônicas e IST, Ivoneide Lucena.

De acordo com o fluxo, os casos novos de HIV devem ser encaminhados para o Clementino Fraga; Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE/CTA)– João Pessoa e Patos; SAE – Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande; e SAE Hospital Universitário Alcides Carneiro – Campina Grande (via regulação). Todos estes serviços coletam CD4 (células de defesa) e carga viral.

O pré-natal de mulher com HIV é feito nos Hospitais Universitários de João Pessoa e Campina Grande. Os critérios para encaminhamento são: qualquer gestante com teste rápido reagente para HIV deve ser encaminhada, imediatamente, para os serviços de referência para ser acompanhada, com o cuidado compartilhado com a atenção primária.

As maternidades referência para parto de mulheres com HIV são: Frei Damião, Cândida Vargas e Edson Ramalho, na capital; Clipsi, FAP e ISEA (Campina); Santa Filomena (Monteiro); Hospital Geral de Mamanguape; Flávio Ribeiro Coutinho (Santa Rita); João Marsicano (Bayeux); Peregrino Filho (Patos); Hospitais Regionais de Itabaiana; Pombal; Cajazeiras; Sousa e Hospitais Universitários de Campina Grande e João Pessoa, o único que coleta carga viral do recém-nascido.

A chefe do Núcleo de IST/Aids da SES, Joanna Ramalho, lembra que, além da distribuição de camisinhas, a equipe ainda vai estar nos principais blocos do Folia de Rua. “O uso do preservativo ainda é a principal arma contra as IST. Mas, cas, a pessoa tenha relações sem usá-lo, existem os serviços de Profilaxia Pós-Exposição – PEP - até 72 horas após a disposição - disponíveis em todas as maternidades, hospitais regionais, de Trauma. Todos eles são abertos 24 horas e ainda tem o CTA de João Pessoa que funciona pela manhã e à tarde”, informou.

Quanto à Profilaxia Pré-Exposição – PREP, específica para pessoas mais vulneráveis, a exemplo de profissionais do sexo; homens que têm relações sexuais com homens e casais sorodiferentes, os serviços de referência são: Clementino Fraga, SAE de Santa Rita e Patos e Campina Grande e SAE/CTA, da capital. “Casais sorodiferentes é quando um tem HIV e o outro não e resolvem não usar camisinha. Neste caso, usa a PREP”, explicou.