CARNAVAL 2023: Média de ocupação hoteleira supera 90% na Paraíba

publicado: 21/02/2023 16h54, última modificação: 21/02/2023 16h54

O período de Carnaval na Paraíba foi considerado um dos melhores dos últimos anos, até mesmo se comparado antes da pandemia da Covid-19. A média de ocupação das redes hoteleiras de João Pessoa, Conde, Campina Grande, Bananeiras e Areia revela que os turistas optaram pela tranquilidade, segurança, natureza e, claro, um pouquinho de folia nesses últimos cinco dias de festas momescas, seja na capital paraibana ou então na região do Brejo. A média de ocupação foi superior aos 90%.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, reforça o grande interesse dos turistas pela Paraíba e comemora os dados que, segundo ele, superaram os registrados no Carnaval de 2020, o primeiro realizado após o período severo da pandemia, na pós-retomada da economia. “São indicadores importantes que falam por si e refletem um trabalho conjunto entre o Governo da Paraíba - por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTur -, prefeituras e o trade turístico”, afirma o executivo.

“Não temos dúvidas que foi mais um feriado com muito movimento econômico para o setor. A partir de agora, estaremos presentes em todas as feiras comerciais de turismo do Brasil e do exterior, ampliando as ações de divulgação e promoção da Paraíba nos principais centros emissores de turistas com foco no desafio maior que são os períodos de baixa demanda ao longo do ano".

A secretária de Turismo de Bananeiras, Karina De Leon, disse que a cidade está repleta de turistas, que escolheram passar um Carnaval mais tranquilo, junto à natureza e com a família. A média de ocupação da rede hoteleira foi de 95%, porém, ela observa, muitos turistas se hospedaram em casas de amigos e familiares nos diversos condomínios que foram construídos ao longo dos anos. De acordo com Karina, o movimento de pessoas nos bares e restaurantes nesses últimos dias reflete o sucesso que foi o Carnaval em toda a região do Brejo.

Para a empresária Maria Júlia, membro da Atura - Associação Turística Rural e Cultural de Areia, o pós-pandemia trouxe a sabedoria do contato com a natureza, do turismo de vivência e experiência. “É neste ambiente que o trade turístico de Areia se destaca como destino turístico consciente, responsável, sustentável e regenerativo”, enfatiza. A média de ocupação da rede hoteleira de Areia chegou a 90% dos leitos ocupados no período.

Média de ocupação hoteleira:

João Pessoa        -      89%

Bananeiras           -      95%