Notícias

Caravana da Rede Cuidar deve realizar 6.500 atendimentos até sábado

publicado: 15/07/2019 18h09, última modificação: 15/07/2019 18h12

A Caravana da Rede Cuidar, que visita 13 cidades polos da Paraíba, de 8 a 20 deste mês, concentrou suas ações nesta segunda-feira (15) em Patos. Segundo o coordenador da Rede, Cláudio Régis, todos os 223 municípios usufruem dos serviços disponibilizados pelo Governo do Estado e que visam fortalecer as redes de cuidado de cardiologia pediátrica, neonatologia, obstetrícia, realizando atendimentos diversos que ajudam a prevenir diversas doenças. Os cursos de qualificação aos profissionais de saúde é outra ação paralela importante nas atividades da Rede.

A Rede, que funciona em tempo integral durante todo o ano, tem como um de seus principais objetivos a busca ativa de crianças com cardiopatias que, ao serem dignosticados os problemas, passam a receber tratamento especializado, inclusive com acesso a procedimento cirúrgico, quando necessário. O apoio dos municípios, por meio de sua Atenção Básica, é outro fator importante, realizando a triagem e apresentando a demanda à Rede Cuidar.

A descoberta precoce de cardiopatias tem salvado muitas vidas. Jaene Pereira, da cidade de Santa Luzia, deu à luz na Maternidade Peregrino Filho, em Patos, há três anos. A criança nasceu com Síndrome de Down, e na própria maternidade foram constatados, via ecocardiograma, problemas de Comunicação Interatrial (CIA) e outra patologia, a Persistência do Canal Arterial (PCA). Seu filho passou a ser acompanhado pela Rede.

“Só tenho a agradecer a essa Rede, que tem enorme significado para a população da Paraíba. Meu filho recebeu todo um acompanhamento para saber se precisava ou não de cirurgia. A cardiopatia foi fechando, graças à medicação que vem tomando. No último ecocardiograma faltavam apenas dois milímetros para fechar. Só quem tem um filho com cardiopatia sabe o quanto é importante esse trabalho da Rede”, disse, emocionada, Jaene.

A meta é atender 1.300 pacientes, sendo 100 em cada município sede que recebe a visita da Rede Cuidar. Cada um desses pacientes recebe outros atendimentos, de psicologia, serviço social, odontologia, enfermagem, clínica, nutrição dentre outros, números que podem chegar a 6.500 atendimentos nos 13 dias de Caravana. Com relação à qualificação, cerca de 800 profissionais do interior participam dos cursos.