Governo realiza capacitação para 146 supervisores do programa Criança Feliz

sedh capacita 146 supervisores foto luciana bessa (6).JPG
sedh capacita 146 supervisores foto luciana bessa (8).JPG
sedh capacita 146 supervisores foto luciana bessa (9).JPG

O estado da Paraíba é referência nacional na execução do Programa Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social) / Programa Criança Feliz. Para garantir a qualidade das ações, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), continua realizando capacitações para alinhamento das metodologias do programa.

Nessa terça-feira (29) começou a capacitação de 146 supervisores municipais do programa. São 55 supervisores cursando o módulo de alinhamento da metodologia Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) e 91 no alinhamento do Guia de Visita Domiciliar (GVD), divididos em quatro turmas, reunidos até a sexta-feira (1º).

O Programa Criança Feliz tem foco na intervenção no contexto familiar e social, atentando para necessidades com o cuidado das crianças na primeira infância. Suas ações, realizadas por meio de visitas domiciliares às famílias, são executadas pelos municípios, ficando a gestão estadual responsável pelo monitoramento, assessoramento e capacitação necessária para manutenção e qualidade das ações.

A gerente da Proteção Social Básica da Sedh, Gilmara Oliveira, lembra que o alinhamento é de suma importância, tendo em vista que as primeiras formações do estado foram realizadas no ano de 2017. “De lá pra cá, o programa avançou em alguns aspectos e em algumas formatações, daí a necessidade de trazermos todos os supervisores que foram treinados na época com algumas lacunas iniciais, para que possamos fazer o fechamento delas e assim dar uma maior qualidade ao desenvolvimento das ações do programa nos municípios”, observou.

A metodologia CDC capacita para atuação junto aos cuidadores familiares, por meio de orientações e demonstrações de como interagir e se comunicar de forma adequada, promovendo assim o fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento infantil. Sobre aspectos desse módulo, a coordenadora do programa na Paraíba, Rafaella Sitcovsky, comentou que antes nas capacitações de CDC existia a oficina para confecção de brinquedos que eram construídos com materiais reciclados. “Contudo esse material que era levado pelos visitadores domiciliares não ficava nas casas, mas acabavam se tornando a centralidade do processo. Desde o ano passado, as capacitações estão sendo formatadas colocando o foco no brincar, e não no brinquedo. E no brincar como um direito e como instrumento potente de entrada para outros direitos. O módulo CDC fala de um cuidado integral. A criança é singular, mas é um conjunto de necessidade e potencialidades”, destaca.

A coordenadora lembra ainda que outro aspecto a ser abordado no alinhamento é a necessidade de tirar o foco de cuidadora da figura da mãe. “Sabemos que existe um cuidador principal, mas temos que envolver todos os sujeitos da família porque, seja a mãe, o pai, ou quem for o responsável pela criança, esse também tem o dever do cuidado,” finalizou.

A coordenadora do Programa Criança Feliz no município de João Pessoa, Cristiane Felipe Cabral, participa do módulo CDC e destaca: “O Suas tem como matricialidade o contexto familiar. E as famílias mudam. Os contextos da sociedade mudam e isso reflete nas famílias. Realizar capacitações como esta para realinhar e discutir essa política que é tão versátil, sobretudo quando voltada para a criança, é fundamental.”

As práticas da capacitação serão realizadas nesta quinta-feira(31), quando os supervisores do módulo CDC irão ao município de Cabedelo realizar visitas domiciliares já executando os direcionamentos do alinhamento, buscando compreender todas as dificuldades e potencialidades do território. Já na sexta-feira (1º) os supervisores terão um momento com as cuidadoras e cuidadores de crianças com deficiências na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

De 2 a 5 de dezembro, os supervisores que estão fazendo a formação de alinhamento do Guia de Visita Domiciliar retornam para fazer o módulo de alinhamento do CDC, finalizando o ciclo de capacitações do programa previstas para o ano de 2019.

O Programa Criança Feliz, instituído pelo decreto nº 8.869 de 2016, atende gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico); crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do PBF e CadÚnico, e crianças de 0 a 6 anos, atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).