Capacitação sobre o programa PB Rural Sustentável supera expectativas

publicado: 22/10/2021 10h34, última modificação: 22/10/2021 10h34
Cap 1.jpg

A capacitação sobre contextualização e execução do programa PB Rural Sustentável e os Editais – Chamadas Públicas superou todas as expectativas. O evento, realizado pelo Projeto Cooperar e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) em formato on-line, nessa quarta (20) e quinta-feira (21), reuniu representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que puderam se informar melhor e esclarecer dúvidas sobre as ações executadas pelo programa.

A representante do Banco Mundial (instituição financiadora do PB Rural Sustentável), Gabriela Lima, expressou sua satisfação em participar do evento e ver como o programa está se dedicando em levar informações para que os recursos sejam utilizados para beneficiar as famílias que estão no interior do Estado da Paraíba, e que necessitam desse apoio para se desenvolver com o abastecimento d’água e outros subprojetos. “O Cooperar está empenhado em melhorar a qualidade de vida das famílias da zona rural paraibana”, acrescentou.

O secretário Bivar Duda, da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), destacou a importância das parcerias entre os órgãos vinculados à Seafds – Cooperar e Procase – na execução dos trabalhos de capacitações dos CMDRS nas regiões do estado. “Estamos confiantes para desempenhar o trabalho que o governador João Azevêdo nos determinou no que se refere ao fortalecimento da agricultura familiar, e estamos com pessoas preparadas. Isso ficou evidente durante esses dois dias de capacitações”, ressaltou.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, disse que o governador João Azevêdo se sente fortalecido com essa ação que o PB Rural Sustentável está fazendo junto aos conselhos. “Se não fosse pela sua determinação, nós não estaríamos aqui levando essa capacitação para quem precisa ficar em sua terra, que são os agricultores familiares” afirmou. Omar também agradeceu ao Banco Mundial ressaltando que o Bird tem sido um grande parceiro.

Ele agradeceu ainda ao secretário Bivar Duda e à equipe da Seafds por ter proporcionado toda a tecnologia para a realização do evento. “Esse também é um momento de agradecer à equipe técnica do Cooperar pela maneira didática com que conduziu a capacitação que levou informações para todos os conselhos”.

Tanto o secretário da Agricultura Familiar como o coordenador do Cooperar agradeceram e ressaltaram a importância da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) no apoio às ações executadas pelo PB Rural Sustentável em todas as regiões da Paraíba.

Márcia Elza (do CMDRS do município de Triunfo) e Azevedo Soares (do CMDRS da Zona da Mata Norte) agradeceram o convite formulado pelo Projeto Cooperar para participarem da capacitação, e disseram que adquiriram mais conhecimentos e se inteiraram de mais informações para levar aos demais conselheiros.

O evento foi destinado para os conselheiros dos CMDRS dos Territórios do Vale do Piranhas, Vale do Maringá, Alto Sertão e Médio Piranhas (42 CMDRS/Municípios – Regional de Sousa e Patos); Médio Sertão, Vale do Piancó e Serra do Teixeira (47 CMDRS/Municípios – Regional de Patos e Soledade); Brejo, Vale do Paraíba, Mata Norte e Mata Sul (51 CMDRS/Municípios – Regional Soledade e Sede) e da Borborema, Cariri, Curimataú e Piemonte da Borborema (82 CMDRS/Municípios – Regional Soledade e Sumé).

As coordenadoras Nalfra Queiroz, Angeluce Lavor e Valdecy Freire, respectivamente, das áreas de Fortalecimento Institucional (Componente 1), de Acesso a água e Redução da vulnerabilidade agroclimática (Componente 2) e Alianças Produtivas (Componente 3), explicaram para os conselheiros sobre os objetivos de seus componentes e dentro de um ciclo de perguntas e respostas esclareceram suas dúvidas. O evento foi mediado pelo gerente de Planejamento, Monitoramento e Avalição do Projeto Cooperar, Flávio Luna.

Além da capacitação para Contextualização do PB Rural Sustentável e o papel dos CMDRS constou ainda da programação o Acesso à Água, Melhorias Pontuais de Acesso Rural e Tecnologias Sociais - Chamadas Públicas para acolhimento das manifestações de interesse em subprojetos e Alianças Produtivas - Chamadas Públicas para acolhimento das manifestações de interesse em subprojetos.

O Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba.