Notícias
Capacitação assegura a integração dos Sistemas na Vigilância Socioassistencial
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência Executiva da Vigilância Socioassistencial, está realizando, desta quarta (16) até sexta-feira (18), o CapacitaPB + SUAS, que tem como tema: A Integração dos Sistemas do SUAS na Vigilância Socioassistencial Fortalecendo a Proteção Social no território.
A capacitação, que é destinada aos coordenadores de Vigilância Social e trabalhadores das Proteções Social Básica e Especial, tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo a integração das Proteções Básica e Especial, fortalecendo assim o trabalho social por famílias, por meio do preenchimento dos Sistemas, o aprimoramento e a relevância da gestão da informação para o SUAS.
A gerente executiva da Vigilância Socioassistencial, Lourdinha Azevedo, destacou a importância dessa nova capacitação realizada pela Sedh. “O CapacitaPB + SUAS inicia o curso visando o fortalecimento, a integração da vigilância e dos Sistemas do SUAS. No momento que se inicia o preenchimento anual do Censo SUAS, que tem como finalidade monitorar e acompanhar os Serviços do SUAS, essa capacitação vem aprimorar o conhecimento dos trabalhadores, principalmente na integração das Proteções Básica e Especial”, comentou.
Com formação em Serviço Social, Mestrado, Doutorado em Ciências Sociais, e Especialização em Direitos Humanos, a professora Vanessa Belmiro, também ressaltou a importância das capacitações para os trabalhadores. “Hoje está sendo uma oportunidade da gente conseguir trazer orientação, capacitação para profissionais da área da Assistência Social. É importante que a gente fortaleça a Política de Assistência Social, que é uma Política Pública, que tem a intenção, tem como objetivo trazer um amparo social para aquelas pessoas que estão em risco e vulnerabilidade social. Então, é um dia importante porque a gente vai reafirmar o nosso compromisso, enquanto profissionais do SUAS, a prestar um serviço de qualidade para os nossos usuários”, afirmou.
A também assistente social e especialista em Políticas Públicas de Atenção às Famílias, Edvânia Freitas, enquanto facilitadora do Programa Capacita SUAS, ressalta sua felicidade em participar desse momento. “Hoje a gente vai estar discutindo sobre a Vigilância Social, importante função da Política de Assistência Social, que trabalha na sistematização, análise, levantamento de informações, transformando esses dados em informações para os serviços socioassistenciais na perspectiva de qualificar as ofertas dos serviços e ampliar a Proteção Social”.
“E esse curso é de extrema importância para as equipes e para os trabalhadores do SUAS que estão nas unidades sociais, nos programas, na gestão, porque vai justamente trazer subsídios para essas equipes a partir de um alinhamento conceitual, de uma discussão e de troca de experiências entre os municípios e também a equipe estadual, para fortalecer essa função da política de assistência social no tocante ao planejamento, ao levantamento de informações, à produção de diagnósticos, de documentos técnicos que devem visibilizar as ações da política e que, sobretudo, fortaleça a atuação nos territórios”, explicou a professora.