Notícias

Câmara de Segurança Alimentar retoma atividades e discute novo plano

publicado: 11/03/2020 16h29, última modificação: 11/03/2020 16h31
1 | 6
Fotos: Alberto Machado
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
Reuniao Ordinaria do Pleno Secretaria Executivo da CAISAN Foto Alberto Machado (10).JPG
Reuniao Ordinaria do Pleno Secretaria Executivo da CAISAN Foto Alberto Machado (4).JPG
Reuniao Ordinaria do Pleno Secretaria Executivo da CAISAN Foto Alberto Machado (5).JPG
Reuniao Ordinaria do Pleno Secretaria Executivo da CAISAN Foto Alberto Machado (6).JPG
Reuniao Ordinaria do Pleno Secretaria Executivo da CAISAN Foto Alberto Machado (7).JPG
Reuniao Ordinaria do Pleno Secretaria Executivo da CAISAN Foto Alberto Machado (9).JPG

Os trabalhos da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB) foram retomados nesta quarta-feira (11), com a realização de uma reunião com os Plenos Secretarial e Executivo, que este ano têm a incumbência de elaborar o novo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, que também é o presidente da Caisan.

Em sua apresentação, Tibério Limeira lembrou que já se reuniu em algumas oportunidades com a equipe que, no âmbito da secretaria, vem construindo a continuidade do trabalho. “Hoje na primeira reunião da Caisan, fico feliz por estar dividindo esse espaço com vocês e espero poder apreender mais sobre a política da Segurança Alimentar e Nutricional. Estamos de portas abertas na secretaria para dialogar e construir esses trabalhos. E para nós do Governo é prioridade continuar o processo e o fortalecimento do sistema de segurança alimentar e nutricional, através do convênio que temos com o Governo Federal", afirmou. 

A coordenadora do projeto de Consolidação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado, Ângela Carolina de Medeiros, afirmou que os trabalhos da Caisan estavam sendo retomados com a função de reavaliar as propostas resultantes da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), ocorrida em novembro último.

“A Caisan tem a missão de conhecer e se aprofundar nessas propostas, e trazê-las para o âmbito do 2º Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado. Lembrando que o plano anterior teve vigência até dezembro de 2019, e estamos construindo um novo plano. E cabe a Caisan fazer a articulação, e delimitar quais as ações de cada secretaria, - das 14 que compõem a Câmara - para que no estado haja uma movimentação relacionada à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)", observou. 

Participaram também da reunião a diretora de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedh, Luciana Leal; e a secretária Executiva de Economia Solidária, Roseana Meira. Foram discutidas a atualização da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional e do decreto do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB); readequação do Regimento Interno da Caisan-PB; Revisão do calendário de reuniões da Caisan-PB; Apresentação do 1º Encontro Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional(SAN); Inclusão da Secretaria de Turismo na Caisan-PB.