Notícias
Câmara de Segurança Alimentar retoma atividades e discute novo plano
Os trabalhos da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB) foram retomados nesta quarta-feira (11), com a realização de uma reunião com os Plenos Secretarial e Executivo, que este ano têm a incumbência de elaborar o novo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, que também é o presidente da Caisan.
Em sua apresentação, Tibério Limeira lembrou que já se reuniu em algumas oportunidades com a equipe que, no âmbito da secretaria, vem construindo a continuidade do trabalho. “Hoje na primeira reunião da Caisan, fico feliz por estar dividindo esse espaço com vocês e espero poder apreender mais sobre a política da Segurança Alimentar e Nutricional. Estamos de portas abertas na secretaria para dialogar e construir esses trabalhos. E para nós do Governo é prioridade continuar o processo e o fortalecimento do sistema de segurança alimentar e nutricional, através do convênio que temos com o Governo Federal", afirmou.
A coordenadora do projeto de Consolidação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado, Ângela Carolina de Medeiros, afirmou que os trabalhos da Caisan estavam sendo retomados com a função de reavaliar as propostas resultantes da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), ocorrida em novembro último.
“A Caisan tem a missão de conhecer e se aprofundar nessas propostas, e trazê-las para o âmbito do 2º Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado. Lembrando que o plano anterior teve vigência até dezembro de 2019, e estamos construindo um novo plano. E cabe a Caisan fazer a articulação, e delimitar quais as ações de cada secretaria, - das 14 que compõem a Câmara - para que no estado haja uma movimentação relacionada à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)", observou.
Participaram também da reunião a diretora de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedh, Luciana Leal; e a secretária Executiva de Economia Solidária, Roseana Meira. Foram discutidas a atualização da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional e do decreto do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB); readequação do Regimento Interno da Caisan-PB; Revisão do calendário de reuniões da Caisan-PB; Apresentação do 1º Encontro Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional(SAN); Inclusão da Secretaria de Turismo na Caisan-PB.