Notícias

Cagepa recebe Selo Verde do Instituto Chico Mendes

publicado: 01/02/2023 17h14, última modificação: 01/02/2023 17h14
selo.png

A responsabilidade socioambiental na gestão da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) trouxe mais uma conquista para a empresa: a Cagepa obteve a certificação Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra). O selo é um reconhecimento à política da Cagepa no uso dos recursos naturais, da eficiência energética, projetos socioambientais e o atendimento às legislações vigentes.

A certificação tem como propósito contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão socioambientais, oferecendo uma análise perceptiva da atual gestão da empresa e um retorno dos procedimentos que podem ser melhorados. Para obter o Selo Verde, as ações da Cagepa passaram pelos crivos do programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável (Procert), do Inpra. Na análise, a Companhia atendeu a todos os indicadores sociambientais. “O Selo Verde chancela o processo contínuo da nossa companhia em ações sustentáveis na operação, manutenção e projetos de governança. Atualmente, todo programa e obra da Cagepa precisa ser ambientalmente correto e economicamente viável. Esse é nosso foco”, ressaltou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

O Selo Verde é uma certificação concedida às instituições que buscam a sustentabilidade contínua em seus negócios. A gerente de Meio Ambiente da Cagepa, Carolina Baracuhy, explicou que, ao ser certificada, a companhia está assumindo o compromisso em executar suas atividades com o menor impacto possível, contribuindo para melhoria da empresa, sociedade e meio ambiente. “O Selo Verde é um diferencial que pode fortalecer e valorizar a imagem da empresa perante os seus clientes e sociedade. Estamos sinalizando para todos que a Cagepa trabalha em busca de soluções tecnológicas para controlar os impactos negativos no meio ambiente e buscar o uso sustentável dos recursos naturais”, afirmou.

Ações - Uma iniciativa que merece destaque é o Horto Florestal do município de Campina Grande, criado em 2020 e que conta com apoio logístico e estrutural da Cagepa. O horto produz mensalmente 1.200 mudas e grande parte delas são doadas para a recomposição da mata ciliar do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), em parceria com a Associação de Proteção Ambiental Oito Verde, para o projeto Plantando Vidas.

A gerente de Meio Ambiente Carolina Baracuhy também destaca a implantação da Coleta Seletiva nas dependências da Companhia, projeto que atende a Lei nº12.305/10. “Tivemos como ponto de partida a capacitação e sensibilização do pessoal de limpeza. O processo de capacitação dos empregados vem ocorrendo gradualmente e por bloco. A Coleta Seletiva trará grandes impactos positivos para a Cagepa, podendo destacar o descarte correto dos resíduos e a garantia de melhoria da qualidade dos recursos naturais”, comentou. Ainda segundo Baracuhy, para o transporte de destinação destes resíduos, a companhia priorizará cooperativas legalmente habilitadas e que estejam locadas dentro do município. O objetivo é atender ao tripé da sustentabilidade, ou seja, o social, o econômico e o ambiental.