Cagepa investe em manutenção de sistemas de abastecimento de água

publicado: 13/06/2019 16h38, última modificação: 13/06/2019 16h38
cagepa manutencao do sistema de abastecimento no vale do paraiba 3.jpg
cagepa manutencao do sistema de abastecimento no vale do paraiba 4.jpg

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou um cronograma de serviços de manutenção nos sistemas de abastecimento de água dos municípios de Itabaiana e Salgado de São Félix. Além da substituição das redes de ferro fundido e cimento de amianto por PVC, as três estações de tratamento de água (ETA) das cidades foram totalmente recuperadas. O investimento é de mais de R$ 300 mil, com recursos próprios.

O gerente regional da Cagepa no Litoral, Rubens Falcão, explica que a meta é implantar um total de 2,4 quilômetros de novas tubulações na cidade, aumentando a oferta e melhorando a qualidade da água para os consumidores. “Nessas áreas, a tubulação era muito antiga e, por isso, a comunidade sofria muito com os vazamentos constantes. A rede estava frágil e, por isso, estamos engajados na renovação, principalmente nas ruas do Centro de Itabaiana, que serão asfaltadas em breve”, disse.

A mudança vai pôr um fim nos problemas com falta de pressão, já que as redes em ferro fundido acabam oxidando com o tempo, diminuindo o diâmetro dos canos. Nos locais com rede em cimento de amianto, a troca vai amenizar consideravelmente os vazamentos, tendo em vista que a tubulação em PVC confere mais resistência. “A qualidade da água vai melhorar bastante. Vamos beneficiar a comunidade e diminuir as perdas por vazamento”, pontuou Rubens.

À frente das obras nas ETAs, o subgerente das Agências Locais da Cagepa na região, Francisco Moreira, detalha que foram executados reparos na parte estrutural de concreto da unidade com argamassa de alto desempenho, pintura, elevação do muro, gradeamento em todas as portas e janelas da unidade, além da recuperação das instalações elétrica, hidráulica e sanitárias.

“Especificamente na ETA de Salgado de São Félix, foi instalada uma passarela com lastro de compensado naval. É um investimento feito não em prol da estética do ambiente, mas um cuidado permanente da empresa para boa conservação de nossas estações, que é justamente de onde parte o nosso produto: a água de qualidade levada para os paraibanos”, afirma.