CAA realiza programação alusiva ao Dia de Conscientização do Autismo

WhatsApp Image 2023-04-05 at 17.54.46 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-04-05 at 17.54.46 (4).jpeg
WhatsApp Image 2023-04-05 at 17.54.46.jpeg

O Centro de Atendimento ao Autista (CAA) desenvolveu, nesta quarta-feira (5), programação voltada para familiares e usuários atendidos pela unidade para marcar o Dia de Conscientização do Autismo, transcorrido no último dia 2. A ação contou com a abertura do Espaço Brincar, área com diversos brinquedos para realização de atividades recreativas orientadas destinada ao lazer das crianças; Curso teórico e prático com o tema: Da importância ao quadro de rotinas para pessoas autistas; e a oficina Autismo e Adolescência – Os desafios socioemocionais.

O curso e as atividades tiveram como objetivo acolher as dúvidas de familiares das pessoas com autismo atendidas no CAA, com ações de orientação e atividades práticas sobre diversas temáticas do dia-a-dia como: manejo de comportamento, estruturação de rotina de atividade de vida diária, desfralde, quadro de rotina visual, estimulação de habilidades básicas e demandas.

Segundo João Elizário da Silva, fiscal de loja, pai de dois filhos, o casal começou a perceber antes dos dois anos que Gabriel Miller Ribeiro da Silva (7) apresentava comportamentos peculiares. “Ele não nos encarava olho no olho, não respondia nossos questionamentos. Buscamos ajuda de um pediatra que nos encaminhou para atendimentos especializados, fonoaudióloga, psicólogo, neuro e outros profissionais. E com o passar do tempo notamos outros sintomas, como tapar os ouvidos ao ouvir barulho”, relatou.

E adiantou que o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de grau zero, aconteceu após procurar atendimento na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). “Passamos a buscar tratamento, e após dois anos recebemos o encaminhamento para o Centro. E depois de cerca de um ano frequentando o CAA percebemos melhoras, maior concentração, melhor manuseio do lápis, mais centrado. É um espaço que ele gosta muito, até lembra quando antecede o dia de vir”, disse o pai.

Para a coordenadora do CAA, Camila Carneiro, celebrar o dia 2 de abril (Dia Mundial de Conscientização do Autismo) com essas atividades é fundamental para os usuários e seus familiares, como também para a equipe dos profissionais. “Nesse sentido, planejamos ações voltadas para o público de adolescentes através de uma oficina de grupo com profissionais de psicologia e fonoaudiologia; com as crianças entregamos o Espaço do Brincar; estamos efetivando o primeiro treinamento familiar presencial com certificação para familiares/cuidadores e no final do mês teremos uma outra importante ação que é o Programa Cidadão no CAA de João Pessoa”, destacou.

Enfatizou ainda que são ações como essas que fortalecem vínculos com usuários/as, familiares e profissionais, que promovem informações geradoras de atitudes inclusivas na oferta de informação para o rompimento de todas as formas de preconceito contra a pessoa com autismo, assegurando assim, a educação permanente em saúde e o acesso aos direitos básicos de cidadania.

Serviço:

O CAA JP realiza acompanhamento multidisciplinar e interdisciplinar das pessoas com autismo. São 370 pessoas acompanhadas de 37 cidades da Paraíba. São crianças, adolescentes e adultos com todos os graus de comprometimento e que realizam atendimento semanal com as seguintes especialidades: nutrição, serviço social, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, fisioterapia e terapia ocupacional. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Telefone: 3223-2020.