Notícias

Operação Verão

Bombeiros realizam blitzen preventivas e registram 1.629 atendimentos

publicado: 20/01/2019 23h00, última modificação: 07/05/2019 22h36
bombeiro-realiza-blitze-preventiva-7.jpeg

Para reforçar os trabalhos de prevenção dentro da Operação Verão, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou blitzen em diversos pontos de movimentação do estado, neste fim de semana. No total, foram executadas 1.629 intervenções, entre distribuição de panfletos com dicas de segurança e pulseiras de identificação para crianças, além de advertências e informações gerais prestadas ao público.

Conforme o comandante geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo, a ação proativa, que promoveu o contato direto entre bombeiros e motoristas, turistas e cidadãos de forma geral do estado, foi essencial para conscientizá-los acerca da conduta segura em ambientes aquáticos, como mares e rios.

O subcomandante geral da corporação, coronel Lucas Severiano, destacou que as blitzen envolveram pelo menos 26 militares e 11 viaturas, distribuídos em pontos estratégicos da Grande João Pessoa, a exemplo das proximidades da Balsa de Cabedelo, Avenida Hilton Souto Maior (no bairro Portal do Sol, na Capital), entrada de Coqueirinho (Litoral Sul), entrada do município de Mari e Portal de Baía da Traição (no Litoral Norte).

Dentre os atendimentos, as equipes fizeram a distribuição de 668 pulseiras de identificação, 837 panfletos educativos, prestaram 102 informações ao público, realizaram nove advertências e 13 atendimentos de ocorrências – a maioria envolvendo casos clínicos de pessoas que haviam bebido em excesso.

Operação Verão – A ação tem o intuito de prevenir afogamentos e outros incidentes,  reforçando as ações preventivas e o efetivo  de guarda-vidas nas praias do litoral paraibano abrangendo a faixa de Barra de Camaratuba a Acaú – limites com os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, respectivamente. Nessa área, estão sendo empregados até 64 bombeiros exclusivamente no serviço de praia – auxiliados por oito embarcações.  Dentro do efetivo empenhado estão também mergulhadores que são preparados para atuar na busca e resgate de vítimas em ambientes subaquáticos.