Bombeiros participam de simulado de emergência na cidade de Queimadas

publicado: 27/02/2019 11h35, última modificação: 27/02/2019 11h45
bombeiros_salvamento2.jpg

- Foto: Secom-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 2° Comando Regional de Bombeiro Militar (2°CRBM), participou de um simulado de emergência na terça-feira (26), na cidade de Queimadas.

O simulado foi realizado como parte do projeto Grupo de Educação Permanente do Cariri Oriental (GEPCO), que tem como objetivo a capacitação e análise do nível de atendimento de urgência e emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dos municípios de Queimadas, Caturité, Boqueirão, Alcantil, Barra de Santana, Cabaceiras e Riacho de Santo Antônio.

Na ocasião, foi realizada uma atividade de atendimento pré-hospitalar através do socorro prestado em Incidentes de Múltiplas Vítimas (IMV), utilizando-se do método de triagem de vítimas conhecido como START (Simple Triage and Rapid Treatment), no qual consiste na classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência.

Os bombeiros empregados no simulado, participaram utilizando a técnica de extração de vítima presa nas ferragens de um veículo, por meio de equipamentos como: desencarcerador hidráulico, almofadas pneumáticas e estabilizadores veiculares.

De acordo com Sargento BM Mateus Porto, foram empregadas no simulado cerca de 50 pessoas e dez viaturas de diversos órgãos (Polícia Militar, SAMU e STTRANS), incluindo quatro bombeiros militares através de uma viatura de busca e salvamento.

Conforme o comandante do 2°CRBM, tenente coronel Jean Benício, a ação como fortalece a parceria entre os órgãos para atuar de forma cada vez mais integrada.