Notícias

Bibliotecas de penitenciárias recebem mais de 2.300 livros do projeto LiberTCE

publicado: 01/11/2019 16h46, última modificação: 01/11/2019 16h46
1 | 3
2 | 3
3 | 3
biblioteca na penitenciaria hitler cantalice (1)a.jpg
biblioteca na penitenciaria hitler cantalice (2)b.jpg
biblioteca na penitenciaria hitler cantalice (3)c.jpg

As bibliotecas de três penitenciárias localizadas em João Pessoa receberam 2.363 livros doados pelo projeto LiberTCE - Conhecimento Liberta, da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE. Os livros foram destinados para a Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice (1.480), Penitenciária Sílvio Porto (441) e a Penitenciária de Segurança Máxima Dr. Romeu Abrantes (PB1), que recebeu 442 livros.

A entrega dos livros aconteceu durante sessão do Pleno do Tribunal de Contas. O diretor da Penitenciária Hitler Cantalice, José Arimatea Figueiredo Torres Júnior, recebeu as publicações representando o secretário Sérgio Fonseca. Ele agradeceu ao presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana; e ao secretário geral da Ecosil, advogado Carlos Aquino, pela doação dos livros e avaliou que “é uma medida alvissareira do Tribunal de Contas no sentido de nos apoiar em relação à lei número 12.433, de 29 de junho de 2011 e à Recomendação n. 44/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Contribui com a remição da pena dos reeducandos através da leitura de livros e é de grande valia para nós essa parceria com o TCE através da Ecosil”. Cada reeducando que em três dias somar 12 horas de leitura tem direito a um dia a menos de sua pena.

O secretário geral da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), Carlos Aquino, lembrou a frase do poeta Mário Quintana: “Os livros não mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas. As pessoas mudam o mundo”. Carlos Aquino pessoalmente doou 1.400 livros. O presidente do TCE, Arnóbio Viana, doou 80 títulos. Outros conselheiros também fizeram doação. A campanha LiberTCE, em apenas um mês, arrecadou 2.422 livros.

O projeto LiberTCE – Conhecimento Liberta foca na ressocialização de apenados e remição das penas através do estudo e da leitura. O projeto incentiva os colaboradores do TCE-PB a fazer a doação de livros às unidades prisionais do Estado.