Notícias
Banco Vermelho será instalado no Parque Solon de Lucena para conscientizar população sobre o feminicídio
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV) e Prefeitura de João Pessoa, inaugurará na próxima terça-feira (27), às 10h, mais uma ação de conscientização contra o feminicídio: a ocupação urbana “Banco Vermelho”, que será instalada na Praça da Família, no Parque Solon de Lucena. O Instituto, fundado em novembro de 2023, é uma organização brasileira sem fins lucrativos, suprapartidária e sem vínculos políticos, comprometida com a missão de lutar pelo feminicídio zero no Brasil.
A campanha internacional do Banco Vermelho teve início em 2016, na Itália, e foi trazida para o Brasil por duas pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que tiveram amigas assassinadas por seus companheiros em Recife (PE). A iniciativa propõe a instalação de bancos vermelhos em locais públicos de grande circulação de pessoas, como uma forma de lembrar diariamente a sociedade sobre a necessidade de ações concretas contra o feminicídio.
“A instalação do Banco Vermelho em locais estratégicos, como o Parque Solon de Lucena, visa impactar de maneira simbólica e visual a sociedade, tornando-se uma lembrança constante da necessidade de erradicar o feminicídio. Em parceria com o Governo da Paraíba, a Prefeitura de João Pessoa e o Instituto Banco Vermelho, firmamos o compromisso em caminhar rumo ao feminicídio zero no Brasil, unindo esforços com governos, instituições e a sociedade civil para promover a vida e garantir que nenhuma mulher seja morta por ser mulher”, disse a secretária da Mulher, Lídia Moura.
Agosto Lilás - A ocupação urbana “Banco Vermelho” foi incluída na campanha “Agosto Lilás”, que marca o mês de proteção à mulher. A iniciativa foi reforçada com a sanção da Lei 14.982 pelo presidente Lula, em 31 de julho deste ano, incluindo na campanha Agosto Lilás a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos com mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia sobre feminicídio — como o número de telefone da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Essa norma inclui o Projeto Banco Vermelho no âmbito da campanha Agosto Lilás, cujo objetivo é divulgar medidas de proteção à mulher e campanhas de combate à violência de gênero.