Notícias
Banco de Leite Humano de Patos recebe certificado de qualidade pelo Programa Ibero-Americano
Entre os seis Bancos de Leite Humano da Paraíba que foram contemplados, na última quinta-feira (13), com os certificados de qualidade pelo Programa Ibero-Americano, do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está o Dra. Vilani Kehrle, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos. A coordenadora do BLH, Joana Sabino, recebeu o título durante o I Congresso da Rede de Banco de Leite Humano (RBLH), realizado em João Pessoa.
A certificação destaca Joana, avalia os serviços em conformidade com o padrão de qualidade solicitado, de acordo com a quantidade de equipamentos, qualificação dos profissionais e o nível de qualidade dos serviços. Além do BLH de Patos, receberam o certificado de credenciamento os Bancos Anita Cabral, em João Pessoa, o Josefa Garcia Rolim, em Cajazeiras, o Dr. Virgílio Brasileiro, que funciona no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, o Dra. Zilda Arns, que funciona na Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa, e o Banco de Leite Merijane Claudino da Silva, em Guarabira.
Joana lembra ainda que o credenciamento é muito importante, pois além de reconhecer o trabalho de excelência do BLH, que atesta a qualidade do serviço, é um estímulo para a equipe que não descuida da melhoria no processo de trabalho. “Estamos sempre buscando nos superar num processo que já é altamente complexo e rigoroso em todas as suas etapas, desde a coleta até a distribuição do produto ao recém-nascido”, reitera a coordenadora do BLH de Patos.
O processo de credenciamento dos bancos de leite é realizado anualmente, assim como é atestado o padrão de qualidade dos bancos. O BLH de Patos, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade, das quatro avaliações, ficou com o padrão ouro em três e prata em um.