Notícias

Banco de Leite Anita Cabral atende em novo endereço e vai ofertar Teste do Pezinho

publicado: 05/02/2021 11h02, última modificação: 05/02/2021 11h02

O Banco de Leite Anita Cabral está funcionando em novo endereço, na Avenida Cruz das Armas, s/n, no bairro de mesmo nome, em João Pessoa, no prédio do antigo Lacen-PB e ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) integrada. Nesta sexta-feira (5), o Banco já iniciou a distribuição de leite para os hospitais. A partir de segunda-feira (8), terá início o atendimento de doadoras com assistência em amamentação e, no próximo dia 16, iniciará a capacitação dos municípios em triagem neonatal biológica para o Teste do Pezinho. 

O Banco de Leite funcionava nas instalações da Maternidade Frei Damião, também no bairro de Cruz das Armas. O prédio passará por uma grande reforma e passará a funcionar como Hospital da Mulher. “A mudança ocorre de acordo com o que foi proposto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), até a construção do novo Hospital da Mulher”, explica a diretora geral do Banco de Leite, Thaíse Ribeiro.

A diretora destaca que uma das grandes novidades do Banco de Leite para 2021 é tornar-se também o Posto de Coleta para Triagem Neonatal Biológica (Teste do Pezinho) para recém-nascidos do estado, além de atender a demanda de todos os nascidos a termo da Maternidade Frei Damião.

Além de executar o teste, o Ambulatório será referência para a SES, para treinamento e capacitação dos municípios, com a expectativa de mais de 500 testes pós pandemia da Covid-19.

O Ambulatório Especializado em Aleitamento Materno propõe-se, também, a referenciar o Teste da Linguinha para diagnósticos de anquiloglossia (língua presa), ainda na fase neonatal, como garantido pela Lei Federal nº13.002/14.

Com profissionais capacitados e especialistas na área de fonoaudiologia e Teste da Linguinha, o ambulatório será referência para a SES, para treinamento e capacitação dos municípios e hospitais com maternidade.

“Espera-se a realização de mais de 500 testes, pós-Covid 19, das crianças nascidas na Maternidade Frei Damião e dos usuários de todo estado que necessitem de teste confirmatório de anquiloglossia (língua presa), assinado por fonoaudiólogos, e seu posterior encaminhamento para o serviço de referência para a realização do procedimento cirúrgico (frenotomia), já que nem toda equipe de saúde hospitalar conta com esse profissional habilitado”, concluiu.