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Atividades temáticas encerram o semestre das escolas nas Unidades Socioeducativas da Fundac

publicado: 27/08/2021 18h31, última modificação: 27/08/2021 18h31
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O mês de agosto está chegando ao final e com ele, as Escolas Cidadãs Integrais que funcionam nas Unidades Socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), encerram suas atividades semestrais, com a culminância das disciplinas eletivas trabalhadas com os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais no Estado.

As eletivas são escolhidas pelos estudantes, a partir do interesse demonstrado na apresentação dos temas pelos professores e são uma oportunidade para a ampliação do seu conhecimento de uma forma mais lúdica e interessante, para que eles possam interagir diretamente no processo de aprendizagem e Projeto de Vida dos socioeducandos. São disciplinas temáticas, oferecidas semestralmente, propostas pelos professores e/ou pelos estudantes que buscam aprofundar e enriquecer os conteúdos trabalhados pelas disciplinas da Base Nacional Comum.

Segundo Waleska Ramalho, presidente da Fundac, as eletivas da escola são ações extremamente importantes para o protagonismo dos socioeducandos, pois eles exercem a escolha do que será trabalhado durante o semestre pela afinidade com a temática. “Assim, a ação dos professores vem se complementando com o trabalho realizado pelas oficinas da Fundac e da equipe técnica. Uma atividade que só contribui com o cumprimento da medida socioeducativa, trazendo de fato uma ressignificação de talentos, de comportamento e projeto de vida”, comentou.

Durante o período 2021.1, as eletivas da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Mestre Júlio Sarmento (anexo Centro Educacional do Adolescente – CEA/Sousa) e da ECIS Almirante Saldanha (anexo Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE e Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha) trabalharam uma temática voltada ao folclore brasileiro, em alusão ao Dia do Folclore (22 de agosto).

De acordo com Maria do Socorro Moura de Magalhães, coordenadora pedagógica do CEA/Sousa, durante uma semana as disciplinas da Escola trabalharam o folclore com os adolescentes, e as atividades tiveram sua culminância no dia 26 de agosto, com momentos repletos de partilha, interação, aprendizagem e incentivo ao resgate e à preservação da cultura popular.

“Na ocasião, os alunos se divertiram com as apresentações de fábulas, duelos de trava língua, jogos de adivinhação e brincadeiras populares, além de assistirem a uma apresentação virtual de xaxado regada por um lanche com comidas típicas da nossa região”, descreveu Maria do Socorro.

No Centro Socioeducativo Edson Mota, os professores da ECIS Almirante Saldanha em alinhamento com a direção da escola e coordenação pedagógica organizaram o momento virtual como atividade educativa e cultural para os alunos, com o propósito de fortalecer os laços e valorizar as tradições e a cultura popular.

“Nesse espaço foram exemplificados alguns mitos, lendas, brincadeiras como adivinhas e charadas, exibir algumas danças, festas, vídeos de comidas típicas, dentre outras atividades voltadas para esse dia tão importante para nosso país”, enfatizou Rute Vieira, coordenadora pedagógica do CSE.

O ponto forte da culminância da Escola no CSE ficou a cargo da eletiva Luz, Câmera e Educação, com a exibição do curta-metragem “O gato do C$E”, um trabalho realizado pelos professores responsáveis pela disciplina, que teve a participação de socioeducandos e da direção da Unidade (Davi Lira e Waldir Victor).

“As atividades que utilizam a temática do folclore buscam fazer um resgate da identidade cultural dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais, que por muitas vezes não tiveram acesso a essas lendas e personagens. Utilizamos o espaço da Escola para formação da identidade social, cultural e política, entre outros temas que muitas vezes foram negados aos socioeducandos”, explicou Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação (diretoria técnica da Fundac).

Olimpíadas - Já a ECIT Francisca Martiniano de Roxa (anexo Complexo Lar do Garoto) trabalhou uma eletiva voltada às olimpíadas e, ao longo da primeira quinzena de agosto, a equipe realizou jogos alusivos às Olimpíadas de Tóquio 2021, com os adolescentes da Unidade. A eletiva abrangeu diversas modalidades esportivas, entre elas: voleibol; corrida de 50m; salto à distância e futsal.

A culminância da eletiva no Lar do Garoto aconteceu dia 19 de agosto com a realização da solenidade de encerramento dos jogos com a entrega de medalhas para os três primeiros colocados de cada modalidade esportiva. Houve ainda a transmissão do Hino Nacional Brasileiro, a exibição de vídeo com os melhores momentos dos jogos e um lanche comemorativo com a participação de todos os adolescentes.

“O desenvolvimento de atividades como esta é de fundamental importância para fortalecer o protagonismo e o projeto de vida dos estudantes, uma vez que, grande parte dos adolescentes sonham em ser jogador de futebol, além de potencializar o espírito de coletividade e superação”, disse Estanley Pires Ribeiro, coordenador pedagógico da ECIT no Lar do Garoto.

“Os momentos de culminância das eletivas foram muito ricos. Em todas as unidades tivemos grandes produções pedagógicas e atividades integrativas, que contaram com a participação dos agentes socioeducativos, das direções das casas e do corpo técnico. Ocasião extremamente significativa para a escola que aposta nesse modelo de educação como principal via de acesso para a ressocialização”, disse Tatiana Pinangé, diretora da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha.

“No Centro Educacional do Jovem - CEJ os professores produziram um telejornal com os socioeducandos exercendo o protagonismo da melhor forma possível, enquanto no Centro Educacional do Adolescente – CEA/JP, as professoras de Artes fizeram uma apresentação teatral”, concluiu a diretora da Escola.