Arte na Bagagem: Governo da Paraíba investe para circulação de artistas paraibanos fora do estado

publicado: 21/05/2024 10h42, última modificação: 21/05/2024 10h42

A edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial do Estado (DOE) publicou o edital do programa Arte na Bagagem, uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio do Fundo de Incentivo da Cultura (FIC) da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), que tem como objetivo promover a circulação de artistas residentes na Paraíba para outras partes do Nordeste, do Brasil e do mundo. Ao todo, vai ser investido R$ 1 milhão, dividido em duas chamadas de R$ 500 mil cada, a fim de ajudar a custear os gastos dos artistas nas respectivas viagens.

O edital é dividido em três categorias de iniciativa de circulação artística. Uma regional, que vai repassar R$ 3 mil para cada proponente selecionado para viajar para outros estados do Nordeste (com exceção da própria Paraíba), uma nacional, que vai repassar R$ 5 mil para cada proponente selecionado para viajar para outros estados do Brasil fora do Nordeste, e uma internacional, que vai repassar R$ 10 mil para cada proponente selecionado para viajar para outros países.

Em cada uma das chamadas, vão ser selecionadas 50 iniciativas regionais, 30 iniciativas nacionais e 20 iniciativas internacionais, totalizando 100 iniciativas por chamada e 200 iniciativas ao término de 2024. A primeira chamada vai contemplar viagens entre 1º de julho e 30 de setembro e a segunda chamada vai contemplar viagens entre 1º de outubro e 31 de dezembro.

Para a primeira chamada, as inscrições acontecem a partir desta terça-feira (21) até 7 de junho, com o resultado final sendo publicado em 29 de junho. Já para a segunda chamada, as inscrições acontecem entre 10 e 31 de julho, com o resultado final sendo publicado em 16 de setembro.

“O Arte na Bagagem foi uma iniciativa extremamente exitosa, quando investimos R$ 600 mil na circulação de nossos artistas. Pois agora em 2024, após uma rigorosa avaliação sobre os benefícios artísticos que a Paraíba teve com esse edital, o governador quase que dobrou o valor a ser investido. Vão ser ainda mais pessoas levando para além de nossas divisas as diferentes expressões artísticas produzidas por aqui”, comemorou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.

De acordo com o edital, entende-se como iniciativa de circulação artística qualquer proposta de artistas e de grupos paraibanos em eventos como festivais, mostras, exposições, lançamentos, feiras, encontros, congressos, simpósios e seminários relacionados ao segmento artístico-cultural.

Ainda podem ser contempladas participações nas áreas de música, dança, circo, teatro, artes visuais, fotografia, histórias em quadrinhos, literatura, audiovisual, artesanato, capoeira, hip hop, gastronomia, moda e expressões das culturas tradicionais e originárias.

Para participar, o proponente precisa ser pessoa física, ter pelo menos 18 anos, residir na Paraíba pelo menos desde maio de 2020 e apresentar declaração da iniciativa devidamente datada e assinada pela organização responsável pelo evento.

Informações sobre as inscrições podem ser obtidas a partir do site da Secult-PB na internet (cultura.pb.gov.br) e é preciso anexar informações como dossiê artístico, histórico do evento e plano de ação para a viagem.

Durante o processo de seleção, uma comissão composta por cinco membros vai realizar uma análise documental de caráter eliminatório e uma análise técnica de caráter classificatório.  Questões como relevância do evento, excelência artística, capacidade de execução da viagem e da apresentação, coerência entre dossiê artístico e projeto apresentado, estratégias de comunicação, contribuição para o alcance dos objetivos do edital e capacidade de planejamento vão ser levados em consideração.