AnvisaEduca é lançado na Paraíba e oferece educação em saúde na rede estadual de ensino

publicado: 23/08/2024 09h55, última modificação: 23/08/2024 10h06
Cláudio Nichizaua (01).jpg
Lançamento do AnvisaEduca.jpg
Jonas de Salles Cunha (01).jpg
Geraldo Moreira de Menezes (02).jpg

O Governo da Paraíba, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lançou, nessa quinta-feira (22), o Projeto AnvisaEduca, que vai oferecer ações educativas em Vigilância Sanitária para professores e alunos da Rede Pública Estadual de Ensino para capacitá-los a atuar como multiplicadores e contribuir para o fortalecimento da promoção e defesa da saúde pública no território paraibano.

Coordenado nacionalmente pela Anvisa e operacionalizado na Paraíba através da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) e das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, o projeto piloto do AnvisaEduca foi lançado em solenidade realizada no Auditório do Centro de Formação de Professores do Estado, no bairro de Mangabeira.

O evento reuniu o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho; o secretário executivo de Saúde, Patrick Lacerda; o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira; o assessor chefe do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Jonas Cunha; o coordenador estratégico de Ações em Vigilância Sanitária da Anvisa, Cláudio Nichizaua; gerentes e professores da 1ª e da 16ª Regionais de Educação do Estado e dirigentes e profissionais da Agevisa e da SES/PB. Houve também apresentação da Banda Marcial da Escola Estadual Papa Paulo VI.

Informações qualificadas – O secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, ressaltou a importância da oferta de educação sanitária nas escolas da Paraíba e informou que o projeto piloto do AnvisaEduca, a ser implementado nas 1ª e 16ª Regiões de Ensino já começa grande, pois vai levar informações importantes e qualificadas para mais de cem mil alunos de 151 escolas da Rede Estadual de Ensino.

O diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira, acrescentou que, por meio dos conhecimentos proporcionados a partir da execução do projeto AnvisaEduca, os professores e estudantes da rede pública estadual de ensino passarão a ser multiplicadores de informações importantes para a garantia da segurança sanitária e, por conseguinte, para o fortalecimento da promoção e proteção da saúde pública na Paraíba.

“A partir dos conhecimentos adquiridos na área da segurança sanitária, eles vão poder se proteger melhor e, também, contribuir para que as suas famílias e os seus amigos não fiquem expostos às doenças causadas por produtos que ofereçam riscos, como os produtos com prazos de validade vencidos, por exemplo”, explicou.

O coordenador estratégico de Ações em Vigilância Sanitária da Anvisa, Cláudio Nichizaua, também ressaltou a importância da informação como instrumento capaz de fortalecer a promoção e proteção da saúde pública. Ele disse que o projeto AnvisaEduca foi planejado para oferecer aos professores e estudantes conteúdos bem elaborados e expostos por meio de uma linguagem simples e acessível a todos, inclusive às pessoas com algum tipo de deficiência, como a visual, por exemplo.

Apoio importante – O assessor chefe do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Jonas Cunha, explicou o motivo do projeto piloto do AnvisaEduca ser implementado na Paraíba ressaltando o empenho do diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira, e o apoio do Governo da Paraíba, especialmente através da Secretaria de Educação.

“Isso foi um grande passo, uma certeza de que esse projeto poderia dar realmente certo”, enfatizou. E acrescentou: “Esse projeto, que começou grande, com 151 escolas, duas regionais, 102 mil alunos, e com o apoio dos docentes e discentes dessas duas regionais, tem tudo para dar certo. Nós colocamos a nossa fé em vocês, porque vocês serão os pilotos. A experiência de vocês vai replicar para o Brasil todo”.

Sobre o AnvisaEduca – O AnvisaEduca conta com uma coordenação nacional, composta por uma equipe multidisciplinar de servidores da Anvisa, e terá coordenação estadual da Agevisa/PB, em conjunto com a Secretaria da Educação. Neste primeiro momento, serão contemplados professores e alunos das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio das 1ª e 16ª Gerências Regionais de Educação do Estado.

O projeto utiliza estratégias para a concepção e capacitação de educadores e outros profissionais das áreas da educação, da saúde e da Vigilância Sanitária, que levem para a comunidade escolar um trabalho voltado para ações educativas relacionadas ao uso e ao consumo com segurança de alimentos, medicamentos, cosméticos, dentre outros produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.

Os participantes também serão orientados sobre como e onde buscar o apoio da Anvisa e da Agevisa/PB no caso de detectar algo errado sobre o consumo seguro, e poderão vivenciar a prática da Educação em Saúde e aproveitar os benefícios do projeto quanto à prevenção de doenças e agravos advindos do consumo e uso errado de alimentos, medicamentos, cosméticos, etc., como também aos benefícios de promoção da saúde.